Governador confirma novo Prosai em Parintins e anuncia 100{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} de água potável em Maués

FOTO Diego Peres - Secom
Governador disse que BID já sinalizou apoio para programa de saneamento em mais quatro municípios
O governador Wilson Lima anunciou, na noite de sábado (19/10), novos investimentos para atingir 100{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} de abastecimento de água potável em Maués, beneficiando mais de quatro mil famílias do município (a 276 quilômetros de Manaus). O anúncio foi feito durante a inauguração da Lagoa da Maresia, uma das áreas beneficiadas no pacote de obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), entregue no sábado à população do município.
Na ocasião, Wilson Lima também anunciou a implantação de um projeto de mobilidade urbana para Maués, que deve ter início em 2020, e a realização do Prosai em pelo menos mais quatro municípios, sendo Parintins (a 368 quilômetros de Manaus) o primeiro deles.
Também participaram do evento de inauguração do ProsaiMaués, o vice-governador, Carlos Almeida Filho; o prefeito de Maués, Junior Leite; o senador Omar Aziz; e deputados e deputadas estaduais.
“Nós anunciamos aqui um projeto para o bairro Donga Michiles, para a construção de um reservatório de água com capacidade para 150 mil litros, para beneficiar quatro mil famílias naquele bairro. Com isso, o município de Maués vai ter uma cobertura de 100{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} de abastecimento de água potável”, afirmou o governador, ao adiantar que o projeto já foi licitado.
Quanto ao sistema de mobilidade urbana, também anunciado neste sábado, o governador afirmou que já houve aprovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que deve liberar os recursos para o início das obras, também em 2020.
O sistema reúne obras no âmbito da modernização de mobilidade urbana, inserindo acessibilidade, calçada, meio-fio, além de sinalização horizontal e vertical nas avenidas da cidade.
Parintins
Ainda durante a inauguração do ProsaiMaués, o governador anunciou que pelo menos outros quatro municípios devem receber as obras de saneamento integrado, confirmando que Parintins será a próxima cidade a receber o Prosai.
“Os representantes do BID estiveram aqui para um fórum, para conhecer o que foi feito aqui, para conhecer toda a obra, os resultados do investimento. Saíram daqui muito empolgados e disseram assim: ‘Governador, nós vamos dar mais quatro projetos desses para o interior, e nós vamos levar para os municípios’. E um deles, como eu anunciei, é o município de Parintins, no Lago da Francesa, ali ao lado do Boi Bumbá Caprichoso”, ressaltou Wilson Lima.
Os demais municípios que devem ser beneficiados com obras de urbanização e saneamento do Prosai ainda serão definidos.
Cara nova
Quem foi à inauguração do Lago da Maresia, área revitalizada pelo ProsaiMaués, sentiu a diferença. Como o Ezequias Glória da Silva, de 31 anos, que levou a família para acompanhar o evento.
“É muito importante, porque saneamento básico é importante para a cidade, e melhorou muito os igarapés aqui de Maués, a estrutura. Antes era só mato, e hoje está muito melhor, melhor mesmo. Trouxe muito emprego para a cidade, quem estava desempregado conseguiu emprego, e com certeza agora vai ter um cartão-postal para Maués”, disse.
Nascido e criado em Maués, o farmacêutico de plantas naturais, Evangelista Michiles, destacou que as obras refletem na melhoria, inclusive, do turismo na cidade.
“Melhora tanto a questão do financiamento, porque rende trabalho, quanto melhora o aspecto da cidade, fica mais bonito. As pessoas podem caminhar mais à vontade, mais tranquilo, então isso traz bons benefícios para Maués”, afirmou.
Cidadão de Maués
O governador Wilson Lima recebeu, ainda, o título de cidadão de Maués das mãos do prefeito Júnior Leite.
“O senhor é um homem de humildade, que Deus lhe dê ainda mais. Eu acredito que, a partir do seu projeto, Maués pode crescer ainda mais”, disse o prefeito, ao entregar ao governador a chave da cidade.
“Eu me sinto muito honrado com o que me é concedido. Eu já estive aqui várias vezes. Vim como repórter, vi que essa obra começou a andar a passos lentos, e ela acabou parando. E quando nós assumimos o governo, nós começamos a retomar todas as obras”, agradeceu o governador.
Reunião com lideranças
Após a inauguração da Lagoa da Maresia, o governador Wilson Lima se reuniu com lideranças de pelo menos dois bairros de Maués, Boa Esperança e Nova Vitória, que surgiram de invasões e onde as famílias enfrentam problemas com abastecimento de água. O governador determinou que um estudo seja feito na área com o objetivo de resolver os problemas.