Governador David Almeida comanda corrida Parkeiros/Juventude&Fé no domingo

Adepto das corridas ao ar livre, o Governador do Amazonas, David Almeida (PSD), participará da 1ª Corrida Parkeiros/Juventude&Fé, que será realizada no próximo domingo (21), a partir das 7h, no Parque Senador Jefferson Péres, no Centro de Manaus. Almeida é integrante dos dois grupos de corredores e decidiu promover o evento para chamar a atenção da população para a importância da prática de exercícios.

“Esporte é saúde e assim como precisamos nos dedicar ao trabalho, também temos que ter tempo para cuidar do nosso corpo, não por uma questão meramente estética, mas de longevidade de vida. Há poucos dias saiu nos noticiários que Manaus é a 6ª capital com maior número de obesos, isso é perigoso e precisamos mudar essa realidade. Eu comecei a me dedicar às corridas quando percebi que precisava melhorar meu condicionamento físico. Fui subir as escadas e ao chegar no andar desejado estava com fadiga, cansado e sem fôlego, então corro ao menos duas vezes por semana”, explica.

A corrida será divida nas categorias elite – para atletas a partir de 18 anos, com provas de 5 km e 10 km – e cadeirante. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 8 mil reais em premiações, além de troféus e medalhas. A expectativa é que cerca 1,5 mil pessoas participem.

Aurilex Moreira, um dos coordenadores do evento, explica que a corrida começa às 7h para os cadeirantes, e dois minutos depois será dada a largada para os demais. Os corredores sairão da Praça Jefferson Pérez, passarão pela Avenida Lourenço da Silva Braga e seguirão em direção à rotatória próxima ao bairro Morro da Liberdade, contornando pelo mesmo caminho até chegar novamente ao local de partida. A cada 2,5 km haverá pontos de hidratação.

“O trajeto dá exatamente 5km e os que competirão na prova de 10km farão duas voltas. Essa é a primeira vez que dois grupos de corridas se unem para promover um evento. Penso que é interessante essa interação e o mais importante é que unidos atrairemos mais pessoas. Queremos propagar a questão da saúde, da atividade, da medicina preventiva”, destaca Moreira que é educador físico e corredor amador há 25 anos.

 Preparação

Antes do início da corrida, os corredores poderão participar de aula de zumba e todos farão um alongamento coletivo. Durante o percurso, palcos musicais serão montados para animar os atletas.

 Inscrições

As inscrições para a 1ª Corrida Parkeiros-Juventude&Fé se encerram nesta segunda-feira (15). Os interessados têm até o final da noite para acessar o site ticketagora.com.br e confirmar presença. O valor é R$ 55 reais.

Cada atleta inscrito ganhará um kit com uma sacola; uma camiseta de poliamida dry da prova; uma viseira; um número de peito com o nome do atleta mais chip retornável. A roupa é obrigatória para a participação da corrida.

A entrega dos kits será realizada na sexta-feira (19), das 14h às 20h, e no sábado (20), das 10h às 14h, na Academia Fórmula, no Shopping Ponta Negra.

Os kits somente serão retirados mediante a apresentação de um documento de identidade, e do recibo de inscrição original. Estes comprovantes serão retidos na entrega do Kit.

FOTOS: DHIEYZO LEMOS E JOEL ARTHUS