Governo do Amazonas investe em melhorias para maior eficácia na atuação da Polícia Civil

Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Melhorias promovidas desde 2019 incluem revitalizações e inaugurações de novas delegacias, além de investimentos em equipamentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio do governador Wilson Lima, vem investindo em melhorias para as Forças de Segurança do Estado, sobretudo para a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Entre elas estão as revitalizações e inaugurações de novas delegacias, além de investimentos em equipamentos policiais para melhorar a atuação das equipes no combate à criminalidade.

A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, enfatizou que essa série de investimentos propiciados pelo Governo do Estado veio para auxiliar e dar mais celeridade aos trabalhos policiais, pois se soma às ações já desenvolvidas e o resultado é benéfico para toda a população amazonense.

“Ao longo desse tempo, tivemos inaugurações e revitalizações de delegacias, tanto na capital quanto no interior do Amazonas. Tivemos a criação do Núcleo de Combate ao Feminicídio, que tornou as investigações mais céleres em torno deste crime, além de um olhar mais cuidadoso na apuração dos delitos de violência contra as mulheres no Amazonas”, enfatizou a delegada-geral.

Emília salientou também o recebimento de acessórios que auxiliam diariamente as equipes policiais durante as ações no estado, e são de extrema importância para melhorar seus desempenhos e protegê-los.

Unidades policiais – No dia 13 de agosto de 2019, foi inaugurada a nova sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul. O prédio tem dois andares e conta com ambiente de identificação, cartórios, auditório, gabinetes para delegados, área para material apreendido, entre outros, possibilitando a ampliação do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência.

A nova sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) foi inaugurada no dia 17 de fevereiro de 2020. Localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste, o prédio conta com uma estrutura de 540m², divididos em recepção, 11 salas, três celas e dois cartórios, o que possibilita mais eficiência nas investigações sobre o crime organizado no estado.

Em 7 de agosto de 2020, o Núcleo de Combate ao Feminicídio (NFC) foi inaugurado com foco na investigação dos homicídios consumados ou tentados, tendo como vítimas o gênero feminino. O núcleo funciona nas dependências da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste.

A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) está em funcionamento desde outubro de 2021. Visando assegurar o respeito à liberdade de expressão e o direito à privacidade dos usuários, a unidade policial busca investigar os crimes cometidos na plataforma digital e punir eventuais infratores na forma da lei.

O governador Wilson Lima inaugurou, no dia 5 de outubro, a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, zona centro-sul, que é responsável pela investigação, repressão e prevenção de crimes de corrupção praticados contra a administração pública, nas esferas estadual e municipal.

Visando oferecer mais qualidade de vida aos servidores, o Centro de Saúde e Bem-Estar foi criado em fevereiro de 2021. Ele fica situado nas dependências da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

Mais recentemente, em dezembro de 2021, Wilson Lima sancionou a lei que criou a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), que incorporou o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera). A medida faz parte do processo de reestruturação da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui