Instituição que trabalha com população em situação de rua recebe R$ 60 mil em emenda parlamentar

MANAUS, 07/05/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS, PLENÁRIO ADRIANO JORGE. FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

Manaus – AM: O vereador Elias Emanuel (PSDB), usou seu tempo na sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para abordar sobre o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado nesta quarta-feira, 19/08.

Certo de que a garantia desses direitos devem ser contínuos, o parlamentar destinou R$ 60 mil de suas emendas para a comunidade Nova e Eterna Aliança que atende diariamente 80 pessoas em situação de rua, com os serviços de escuta qualificada, orientação social e suplemento alimentar.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica que a população em situação de rua cresceu 140% a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março deste ano, e tende a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia da covid-19.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é uma data alusiva à memória de companheiros que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então e para Elias é importante aproveitar a data para pensar políticas públicas.

“Gostaria de chamar atenção para esse dia, pois esse é um grupo de pessoas que viviam inviabilizados antes da pandemia, poucas pessoas eram capazes de perceber a presença daqueles que vivem em situação de rua. Felizmente tivemos algumas medidas de prevenção e a criação de abrigos para essas pessoas, mas isso não exclui a necessidade de ajuda” disse o vereador.

A comunidade Nova e Eterna Aliança trabalha há 21 anos no atendimento e serviço a pessoas em situação de vulnerabilidade social, atuando no resgate de sua cidadania, reconstruindo e fortalecendo vínculos familiares.

Para Theo Menezes, fundador da instituição, a emenda destinada pelo vereador irá ajudar a dar continuidade ao trabalho e assistência a comunidade de rua: “Esse recurso vai contribuir para a garantia daquilo que é essencial para o morador de rua que é a alimentação, nós servimos uma média de 400 pratos de refeição por semana e com certeza vai nos ajudar a ter pelos próximos meses o alimento garantido a comunidade moradora de rua.”

Elias que já foi secretário de assistência disse reconhecer a importância que um parlamentar exerce em benefício da cidade e principalmente dos mais vulneráreis.