Israel Adesanya vence Yoel Romero em duelo decepcionante na luta principal do UFC 248

Quem esperava uma guerra entre Israel Adesanya e Yoel Romero viu um cenário completamente diferente. A luta principal do UFC 248 foi marcada pela falta de ação e diversas vaias do público presente na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA).

Com atuação abaixo da crítica, o nigeriano venceu por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46) e manteve o cinturão do peso-médio (até 84kg). Os torcedores discordaram do resultado e demonstraram apoio ao cubano.

Israel Adesanya recebe vaias do público e provoca após vencer a luta principal do UFC 248 — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Israel Adesanya recebe vaias do público e provoca após vencer a luta principal do UFC 248 — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Os primeiros 90 segundos foram um verdadeiro nada. Yoel Romero simplesmente parou e esperou o campeão ir para cima. Adesanya, por sua vez, foi até o centro do octógono, mas não se arriscou. O público vaiava, mas a ação não acontecia. Já era quase metade do round quando o cubano desferiu seu primeiro golpe, com um chute baixo. O nigeriano, aos poucos, foi tentando se soltar, mas, ao se aproximar, recebeu um overhand de esquerda no rosto. Os dois voltaram a agir de forma cautelosa e nada mais aconteceu nos segundos finais.

O campeão tentou acelerar no começo do round, acertou um chute no corpo, mas a estratégia de ficar fechado e esperar o momento de contragolpear que Romero utilizava, fazia Adesanya evitar se aproximar. Quando o fez, outra canhota passou ventando em seu rosto. O nigeriano passou a trabalhar mais chutes nas pernas e no corpo e obrigou o desafiante a se movimentar. Um chute na base aplicado pelo cubano, entretanto, balançou o campeão, que absorveu mais alguns socos e conseguiu sair do raio de ação do rival. Adesanya voltou a atirar chutes da média para a longa distância, mas não ameaçou o oponente.

Romero, aos 42 anos, tentou um golpe acrobático com uma cambalhota no começo do terceiro round. Não acertou, mas Adesanya também não conseguiu capitalizar em cima da brincadeira do cubano. O campeão seguiu trabalhando poucos chutes e demonstrando muita cautela para ir para cima do adversário. Com diversas provocações e raros golpes, os lutadores recebiam vaias do público na arena.

Israel Adesanya x Yoel Romero teve mais provocações do que ação — Foto: Getty Images

Israel Adesanya x Yoel Romero teve mais provocações do que ação — Foto: Getty Images

Adesanya ficou mais ativo nos chutes no quarto round, enquanto Romero parecia apenas provocar o rival, em estratégia parecida com a que utilizou contra Paulo Borrachinha. O cubano acusou um dedo no olho na metade do assalto, e o duelo foi paralisado. Na volta, entrou rapidamente para derrubar, mas o nigeriano evitou a queda com precisão. O campeão acertou alguns golpes na reta final e evitou uma investida do desafiante.

Apesar de o quinto round dar a impressão de que seria determinante para conquistar o cinturão, nenhum dos dois demonstrava senso de urgência. Romero foi pouco mais agressivo, mas pouco fez. No fim, luta decepcionante.