Israel teria espionado celulares ao redor da Casa Branca

O governo dos Estados Unidos concluiu que Israel deve estar por trás da instalação de dispositivos de vigilância encontrados perto da Casa Branca, em Washington.

As informações são de 3 ex-autoridades americanas.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Farra Publicitária: Prefeito Arthur Neto acha pouco gastar R$ 500 mi em publicidade, nova ‘licitação’ em curso

Josué Neto presta homenagem aos funcionários da Maternidade Balbina Mestrinho na Aleam

Prefeito Arthur Neto esqueceu de pagar os terceirizados da Semed, mesmo esquecimento da declaração de bens

Em Tefé-AM: Prefeito é acusado de enganar a sociedade com asfalto fake

Prefeito de Urucará paga quase 500 mil por cobertura de uma arquibancada, na quadra da Santa Luzia

Lava Jato omitiu diálogos de Lula para impedir sua posse na Casa Civil e derrubar Dilma

Governo do Amazonas participa do tradicional Desfile Militar de 7 de Setembro, no Sambódromo

Apesar da descoberta, o governo de Donald Trump não repreendeu Israel. Segundo uma das fontes, não houve consequências para o comportamento do governo israelense, diferentemente da maioria das outras ocasiões de espionagem.

Os aparelhos utilizados são conhecidos como “StingRays” e formalmente chamados de reconhecedores de identidade. Eles imitam torres de celular comuns e enganam o smartphones para captar localizações e informações.

Uma das ex-autoridades e 1 dos principais assessores de Trump acreditam os dispositivos espionavam o presidente, apesar de não estar claro se os esforços de Israel foram bem sucedidos.

Segundo o Politico, em maio de 2018, Donald Trump costumava usar 1 celular que não era tão seguro para se comunicar com amigos e pessoas próximas. O New York Times informou que, em outubro de 2018, espiões chineses ouviram telefonemas do presidente.

Um porta-voz da embaixada de Israel, Elad Strohmayer, negou que o país tenha colocado os dispositivos e disse que “As alegações são 1 absurdo. Israel não conduz operações de espionagem nos Estados Unidos“.

Depois das acusações, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também negou ter conhecimento dos aparelhos. O governo de Trump não tomou nenhuma medida para repreender ou punir Israel.

Os EUA estão estabelecendo uma relação próxima com Israel, após inúmeras mudanças políticas – como transferir a embaixada dos EUA para Jerusalém e rasgar o acordo nuclear com o Irã.