Joaquim Barbosa anuncia que não concorrerá à Presidência

Ministro do Supremo de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como Mensalão. #Blogdopavulo

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) confirmou nesta 3ª feira (8.mai.2018) que não concorrerá à Presidência da República. Disse que a decisão é “estritamente pessoal”.

Em abril, o ex-ministro anunciou sua filiação ao PSB.

O partido começou as discussões sobre uma possível candidatura de Barbosa ao Planalto, mas nunca chegou a oficializa-lá.

Além do bom posicionamento nas pesquisas, Barbosa está num partido com 5 governadores, que terá o maior número de eleitores “governados” durante a campanha eleitoral, cerca de 45 milhões. 

PRÉ-CANDIDATOS COMENTAM

O pré-candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, lamentou a decisão de Barbosa. “Nós precisamos de novas lideranças, de maior participação. [Joaquim Barbosa] É 1 homem preparado, com serviço prestado ao Brasil”, disse o tucano em evento da FNP.

O pré-candidato à Presidência pelo Podemos, Alvaro Dias, disse que a decisão de Barbosa é “pessoal” e merece “respeito”“Uma participação dele mesmo que indireta é muito importante. Se eu pudesse ter essa colaboração seria obviamente honroso, já que eu tenho o maior apreço pela figura dele”, disse.

Leia Mais:

Bolsonaro é líder sem Lula, mas Barbosa vence no 2º turno, diz DataPoder360

Presidente da Câmara e pré-candidato pelo DEM, Rodrigo Maia, disse que a decisão era esperada e favorece a indefinição”.

Manuela d’Ávila, pré-candidata pelo PC do B: “Eu respeito a decisão de Joaquim Barbosa. Ele tinha apresentado algumas pautas interessantes. Portanto, tinha opiniões boas. Mas respeito a decisão dele”.