Justiça manda comunicado informal para PF se preparar para transporte de Lula, diz colunista

A Polícia Federal de Curitiba já recebeu comunicado informal da Justiça Federal com orientação para se preparar para um eventual transporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o local do enterro de seu neto Arthur, de sete anos.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Lula é autorizado a comparecer ao velório do neto em SP

A colunista afirma que, embora não haja nenhum tipo de decisão oficial sobre o assunto, agentes e delegados de Curitiba, onde Lula está preso, estão concentrados na logística de um possível transporte.

Neto de Lula morreu na tarde desta sexta

Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu no início da tarde desta sexta-feira, no Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André. De acordo com a coluna de Ancelmo Góis, o garoto, de apenas 7 anos, deu entrada no hospital nesta manhã, com febre alta.

Ele foi diagnosticado com meningite meningocócica e não resistiu. Arthur é filho de Marlene Araujo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente.

Segundo a assessoria da Rede D’Or São Luiz, Arthur deu entrada às 7h20 com “quadro instável” e faleceu às 12h11, “devido ao agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica”.

Meningite meningocócica

A meningite meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A doença – que acontece quando a bactéria cai na corrente sanguínea, fazendo com que os vasos se dilatem –  atinge pelo menos 500 mil pessoas por ano no mundo, e cerca de 50 mil pessoas morrem em virtude dela. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça e rigidez no pescoço e nuca.

Em entrevista à BBC Brasil, o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emilio Ribas, explica a gravidade da condição. “Ela é bastante temida por conta da rápida evolução, alta letalidade, possibilidade de deixar sequelas (cegueira, surdez e amputação de membros são algumas) e potencial de surtos e epidemias. Além dos sinais já descritos, é normal causar manchas arroxeadas e dores pelo corpo, calafrio, diarreia, fadiga e mãos e pés frios”, explicou.

Pelo Twitter, Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, declarou que fará de tudo para que o ex-presidente consiga ir ao enterro do neto.