Lobista teria oferecido propina a Luis Miranda por Covaxin, diz revista

Deputado Luis Miranda disse que todas as suas conversas com o líder do governo Ricardo Barros foram "republicanas"

Reportagem da revista Crusoé publicada nesta 3ª feira (29.jun.2021) aponta que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) teria relatado que recebeu oferta de propina para não atrapalhar a conclusão da compra da vacina Covaxin pelo governo federal.

De acordo com a publicação, o fato teria ocorrido em reunião com o lobista Silvio Assis e o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara.

Luis Miranda negou o conteúdo da reportagem. Disse que todas as conversas que teve com o deputado Ricardo Barros “foram republicanas” e que não vai se pronunciar sobre fatos que não pode provar. Ricardo Barros declarou que nunca conversou sobre vacinas com Miranda.

Segundo a reportagem, a oferta de propina foi feita na casa de Silvio Assis, no Lago Sul, em Brasília. Foram dois encontros no local. O 1º ocorreu no dia 31 de março, 11 dias depois que o congressista se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e comunicado ao mandatário a existência de supostas irregularidades envolvendo a compra do imunizante. Assis teria falado a Miranda para que convencesse seu irmão, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, a não “criar embaraços” para o negócio com a Covaxin.

Em um 2º momento, em maio, o deputado Ricardo Barros estava presente na casa de Assis. De acordo com a Crusoé, o anfitrião demonstrava falar em nome da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a venda da Covaxin entre Ministério da Saúde e a farmacêutica indiana Bharat Biotech.

Segundo a reportagem, Assis prometeu ao deputado Luis Miranda uma participação de 6 centavos de dólar sobre cada dose da vacina comprada pelo governo para não atrapalhar a conclusão do negócio. Como o contrato estipulava 20 milhões de doses, o total da propina seria de US$ 1,2 milhões.

À Crusoé, Silvio Assis confirmou que recebeu Luis Miranda “algumas vezes”, e negou que tenham tratada sobre compra de vacinas. Disse também que em um desses encontros, o deputado Ricardo Barros também esteve presente.

Em seu perfil no Twitter, o deputado Luis Miranda disse que a revista “é responsável por suas matérias e certamente arcará com o que escreve”. 

Não quero ser usado para criar narrativas”, declarou. 

Ricardo Barros afirmou em seu perfil no Twitter que já esteve na casa de Assis para se encontrar com autoridades e congressistas, inclusive o deputado Luis Miranda. Disse também que nunca tratou com Miranda de “tema relacionada às vacinas”. 

“Reitero que não participei de negociação referente a compra da Covaxin”, afirmou.