Lula convida Gleisi para assumir ministério responsável pela articulação política do governo

Atual presidente do PT vai substituir Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais. Padilha assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia, que deixará o governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou nesta sexta-feira (28) a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) – pasta responsável pela articulação política do governo.

Atual presidente do PT, Gleisi vai substituir Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde. A posse de Gleisi está marcada para 10 de março.

Gleisi chegou a ser cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, porém Lula optou por escalar a aliada na Secretaria de Relações Institucionais.

O presidente foi aconselhado por aliados a escolher um nome de partidos do Centrão para fazer a relação com o Congresso, porém não acatou a sugestão e manteve um petista à frente da pasta.

O presidente costurou a nomeação de Gleisi como ministra junto com a sucessão do PT, que neste ano escolhe um novo comando. Com Gleisi, Lula coloca no governo um nome com posições mais a esquerda e crítico da agenda do mercado financeiro.

A gestão no PT e a trajetória de Gleisi fazem com que ela seja um dos nomes mais respeitados pelos filiados do partido. Antes de presidir a legenda, ela foi senadora entre 2011 e 2018. A parlamentar se licenciou do mandato de 2011 a 2014 para exercer o cargo de ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma.