‘Março Lilás’ é aprovado na Câmara e reforça atenções sobre o câncer de colo uterino

Manaus – AM: O “Março Lilás”, mês destinado às discussões e ações voltadas para o câncer de colo de útero, foi aprovado por unanimidade, na manhã dessa terça-feira (6), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Março Lilás

De autoria do presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS), o Projeto de Lei (PL) nº 001/2018, institui mês de mobilização no calendário municipal e segue para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

O lançamento do Março Lilás no parlamento será na manhã desta quarta-feira (7), às 10h, durante Tribuna Popular, na CMM, sobre o tema.

CMM desiste de espera e decide comprar equipamentos de rádio para não perder canal FM

“Hoje, obtivemos uma vitória, um olhar sensível sobre o assunto, que é aprovado justamente em um mês da mulher. Estou feliz por, no início deste ano, ter tido o prazer de receber a dra. Mônica Bandeira, grande idealizadora do Março Lilás. Ela mostrou dados que me fizeram mediar junto às secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Finanças (Semef) a compra dos kits e do colposcópio – necessários para exames – afim de atuemos de forma prática e efetiva. Somado aos valores das emendas destinadas à Saúde, a iniciativa ganha muito mais força”, explica o autor do PL.

Barreto reforçou, ainda, que o Amazonas é o primeiro Estado no ranking brasileiro de mortalidade pelo câncer uterino, números alarmantes que superam países em situação de extrema pobreza.

“São números que só evidenciam a importância de um mês específico para esse tipo de mobilização, para ações de conscientização das mulheres quanto ao cuidado necessário, e acima de tudo, para a disponibilização real de instrumentos que as permitam à realização de exames preventivos”, concluiu Wilker.