O MDB decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, (12) escolher Simone Tebet (MS) como candidata a presidente do Senado. A decisão foi confirmada mais cedo pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM), que também era cotado pelo partido.
Simone é a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e foi líder do MDB na Casa no ano de 2018. Ela já tentou concorrer à presidência em 2019, mas foi preterida em favor de Renan Calheiros (AL). Se vencer, ela será a primeira mulher a presidir o Senado.
“O Congresso Nacional não existiria e não teria necessidade de existir se fosse apenas para homologar qualquer projeto que venha de qualquer presidente ou de qualquer chefe do Executivo.”
O anúncio da candidatura foi feito após a recepção de dois novos filiados à bancada do MDB no Senado. Com a entrada de Rose de Freitas (ES) e Veneziano Vital do Rego (PB), o número de senadores do partido na Casa passou de 13 para 15.
Simone tem reunião nesta quarta-feira (13) com a bancada do Podemos (10 senadores). O candidato do DEM, Rodrigo Pacheco, tem o apoio do PSD, PT, Pros, Republicanos, PL e PSC (32 senadores).
Se conseguir os apoios almejados do Podemos e do PSDB (7 senadores), Simone teria um bloco de 32 senadores.
“A candidatura de Simone Tebet, que sempre primou por sua postura política independente e corajosa, é também uma manifestação do enorme respeito do MDB por todas as mulheres que têm conquistado avanços”, disse Braga.
“Tanto vale destacar que esta é a primeira vez, na história do país, em que uma grande bancada apresenta uma mulher como candidata ao comando do Senado Federal e do Congresso Nacional”, ressaltou o líder ao ler a nota.
Eduardo Braga também reforçou que entre as prioridades do partido estão projetos de promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e de combate ao novo coronavírus.
“Reafirmamos também o compromisso do MDB com a responsabilidade fiscal e social, com uma agenda de reformas estruturantes urgentes, com sustentabilidade ambiental, a redução das desigualdades sociais, a adoção de políticas capazes de frear o desemprego e alavancar a economia. Além de um amplo programa nacional de imunização contra a covid-19.”
Leia a íntegra da nota do MDB:
NOTA OFICIAL
A Bancada do MDB no Senado Federal reafirma sua responsabilidade para com a condução equilibrada da pauta legislativa no atual cenário político, social e econômico, quando o país ainda sofre o impacto avassalador da pandemia do novo coronavírus. \
A independência no comando do Legislativo é de fundamental importância nesse período de crise, em que o interesse público precisa estar acima de qualquer disputa ideológica e política na reconstrução da economia e na imunização universal e gratuita contra a covid-19.
É nesse cenário que a Bancada do MDB, com o maior número de parlamentares no Senado Federal, reafirma sua unidade em torno da candidatura da senadora Simone Tebet (MS) para a Presidência da Casa, na eleição do próximo dia 1º de fevereiro. A candidatura de Simone Tebet, que sempre primou por uma postura política independente e corajosa, é também uma manifestação do enorme respeito do MDB por todas as mulheres, que têm conquistado avanços significativos no Congresso Nacional e no Brasil, em diversas áreas.
Tanto vale destacar que esta é a primeira vez, na história do país, em que uma grande bancada apresenta uma mulher como candidata ao comando do Senado Federal e do Congresso Nacional.
Reafirmamos, também, o compromisso do MDB com a responsabilidade fiscal e social, com uma agenda de reformas estruturais urgentes, com a sustentabilidade ambiental, a redução das desigualdades sociais, a adoção de políticas capazes de frear o desemprego e alavancar a economia, além de um amplo programa nacional de imunização contra a covid-19.
Brasília, 12 de janeiro de 2021.
BANCADA DO MDB NO SENADO FEDERAL