Médico bilionário vai comprar jornal Los Angeles Times

O médico e investidor bilionário Patrick Soon-Shiong comprará o jornal Los Angeles Times com a intenção de reviver os anos de ouro da publicação, envolvida em profundas agitações nos últimos meses, informou uma nota divulgada nesta quarta-feira (7).

O grupo editorial Tronc Inc. disse que chegou a um acordo para vender o LA Times e o San Diego Union-Tribune para a Soon-Shiong Nant Capital por 500 milhões de dólares, mais 90 milhões em passivos de pensões.

A operação acontece depois de um período agitado na redação do famoso jornal de Los Angeles, que em seis meses foi comandada por três editores diferentes e acompanhou uma votação pela sindicalização dos jornalistas.

“Nos agrada migrar a liderança do Los Angeles Times e do The San Diego Union-Tribune a um proprietário local, e estamos confiantes de que a excelência jornalística no sul da Califórnia continuará no futuro”, garantiu Justin Dearborn, diretor-executivo do Tronc, nome atual do grupo antes conhecido como Tribune Publishing.

Soon-Shiong, cirurgião originário da África do Sul, cujos investimentos em biotecnologia lhe renderam 7,8 bilhões de dólares, disse em nota: “Esperamos continuar a grande tradição do jornalismo feito pelos jornalistas e editores do Los Angeles Times, The San Diego Union-Tribune e os outros títulos do California News Group”.