Ministros do STF articulam pedido de vista para interromper julgamento de Daniel Silveira

Magistrados acreditam que suspensão ajudaria a evitar novo conflito com governo Bolsonaro

Em caráter reservado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) disseram que é grande a chance de haver pedido de vista no julgamento da ação penal contra o deputado Daniel Silveira, agendado para o dia 20. Segundo interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele tem a expectativa de que o pedido de vista venha de Kassio Nunes Marques ou de André Mendonça, indicados por ele para integrarem a Corte.

O julgamento deve ser tenso desde o início. Ligado a Bolsonaro, Daniel Silveira chegou a ser preso por postar vídeos em que atacou ministros do STF. O relator é Alexandre de Moraes, eleito pelo Palácio do Planalto o maior inimigo de Bolsonaro no Judiciário. Moraes também é relator de outros processos que miram o presidente – como, por exemplo, o inquérito das fake news.

Ministros do STF aguardam um voto incisivo de Moraes, pela condenação de Silveira. Por ser o relator, ele será o primeiro a votar. A maioria da Corte concorda com Moraes, conforme declarações dos próprios ministros em caráter reservado. O segundo a votar será Nunes Marques, revisor do processo. A expectativa é que ele apresente também um voto contundente, mas em sentido oposto.