Moraes manda prender blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, aliados de Bolsonaro

Decisão atende a pedido da PF em inquérito sobre obstrução de Justiça, tentativa de intimidar policiais e corrupção de menores. Há buscas no DF, ES, RJ e AM; blogueiros estão fora do país.

De acordo com investigadores, ambos estão fora do país: Allan dos Santos está nos Estados Unidos e Oswaldo Eustáquio, na Espanha.

• Allan dos Santos é investigado pelos crimes de obstrução de Justiça, ameaça e crimes contra a honra.

• Oswaldo Eustáquio é investigado por corrupção de menores, já que estaria se passando pela filha para fazer postagens.

A casa da ex-mulher de Eustáquio em Brasília foi alvo de buscas nesta quarta – equipes do Conselho Tutelar acompanharam a ação.

O ministro Alexandre de Moraes também autorizou buscas contra o youtuber e influenciador de direita Ed Raposo, em endereços no Espírito Santo.

Segundo a Polícia Federal, os investigados teriam usado “crianças e adolescentes” e seus perfis em redes sociais para ocultar a autoria de postagens criminosas – valendo-se do fato de que, por serem menores de idade, eles não poderiam ser punidos pelos posts.

Ao todo, nove medidas cautelares e dois mandados de busca foram cumpridos no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Amazonas e no Distrito Federal.

Operação ‘Disque 100’

A operação foi batizada de “Disque 100” em referência ao Disque Direitos Humanos, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos que recebe denúncias sobre violações de direitos.

O Disque 100 é o principal canal de denúncias, por exemplo, sobre violações contra crianças e adolescentes.

Segundo a PF, o perfil da filha de Oswaldo Eustáquio em uma rede social chegou a publicar um post dizendo que havia policiais na casa da família nesta quarta. A adolescente, no entanto, ainda estava dormindo, o que indica o uso do perfil por maiores de idade, incluindo seus responsáveis legais.