Mortes após terremoto na Turquia e Grécia sobem para 14; feridos já são 607

O número de mortes após um  terremoto de 7 graus na escala Richter atingir o mar Egeu nesta sexta-feira (30) subiu para 14, 12 na Turquia e duas na Grécia . Os feridos após a tragédia já são 607. O abalo sísmico fez prédios desabarem e cidades costeiras serem atingidas por tsunamis.

Na cidade de Izmir, as pessoas que estavam nos edifícios correram para as ruas em busca de proteção. O prefeito disse à CNN que ao menos 20 prédios foram destruídos na região. Também foram destruídos edifícios nas cidades de Bornova e Bayrakli. Outras construções ainda apresentaram rachaduras.

Imagens exibidas por uma emissora local mostraram um carro coberto por escombros de um prédio que desabou e pessoas em busca de sobreviventes em meios aos destroços.

“Nossas equipes continuam os trabalhos de busca no local”, disse o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, no Twitter.

O epicentro do terremoto foi registrado a 17 km da costa de Izmir e com 16 km de profundidade, informou a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFDA, em inglês).

O abalo também foi sentido a 14 km de Néon Karlovásion, na ilha grega de Somos. Os moradores da região, cuja população é de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a deixar as áreas costeiras.