Mutirão concentra esforços da população e do poder público no combate ao Aedes Aegypti, em Presidente Figueiredo

Informação e prevenção coletiva foram os objetivos da força-tarefa que reuniu cerca de 350 pessoas, entre servidores públicos e voluntários, ao longo de todo o sábado (14) nas ruas e residências de Presidente Figueiredo (AM).

Dia D

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco principal evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, bem como prevenir a comunidade das doenças causadas pelo mosquito.

Leia Mais:

O Dia D também foi uma oportunidade para falar da importância de atualizar vacinas e da necessidade de disciplinar os hábitos em relação a saúde. 
 
Com material informativo e visitas técnicas realizadas aos moradores em toda a sede do município, a missão da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo foi a de despertar o entendimento de que a luta contra o mosquito não compete apenas a Secretaria de Saúde do município, mas depende do empenho e da participação de todos.
De acordo com dados registrados pelo Ministério da Saúde, 80{9028a083913d3589f23731fda815f82dd580307fd08b763e2905f04954bd625c} dos criadouros de mosquitos Aedes Aegypti são encontrados dentro das residências ou aos arredores como quintal, garagem e jardins. 

O ciclo do Aedes Aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito adulto

As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja, bastando pouquíssimos miligramas de água para possibilitar a proliferação. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão das doenças, como dengue, chikungunya e febre amarela, que podem levar à morte se não forem diagnosticadas e tratadas previamente. 
 
A secretária de Saúde do município, Sandra Braga, esteve à frente do mutirão de prevenção durante todo o dia e destacou a importância do diálogo com a população para que a campanha consiga colher resultados efetivamente satisfatórios. 
 
“Nós estamos batendo com força na tecla da orientação por meio do material informativo e das visitas in loco. As pessoas precisam entender que o poder público, sozinho, não consegue resolver o problema. Não temos como estar na casa das pessoas o tempo todo. É extremamente necessário que o povo acorde para a gravidade da proliferação do Aedes e façam da prevenção hábitos rotineiros dentro de casa. Essa é uma luta de todos”, ressaltou a secretária. 
 
Para dar ainda mais ênfase a necessidade de entender a ação como uma responsabilidade coletiva, o poder público executivo convocou servidores públicos de todas as pastas que compõem a Prefeitura de Presidente Figueiredo para dar apoio em ações diretas da campanha.
Além dos servidores, voluntários juntaram-se ao time de luta contra o mosquito, em uma equipe de 350 pessoas.
 

Vacinação 

 
O Dia D também foi uma oportunidade para a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo falar sobre a importância da vacinação mantida em dia. Durante este mês, a secretaria reforçou o número de doses contra o Sarampo.
Em Manaus, alguns casos da doença já foram registrados neste ano e, em razão disso, foi redobrada a precaução de manter a população do município devidamente vacinada. 
 
Segundo o Ministério da Saúde, pessoas de até 49 anos devem ser vacinadas contra o sarampo, recorrendo ao sistema público de saúde para garantir a vacina.
Em Figueiredo, a população pode comparecer de segunda à sexta-feira, no horário comercial, a qualquer unidade básica de saúde (UBS), portando a carteira de vacinação.
 
Ainda durante o Dia D, os animais também receberam atenção especial. Postos de vacina localizados no Mercado Municipal e no ponto de mototáxi do Galo da Serra, foram estrategicamente instalados para vacinar cães e gatos.