Núcleo reunirá informações sobre violência contra crianças e adolescentes

O Amazonas está prestes a ganhar o Núcleo Estadual de Informações sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes (NIVCA), cujo objetivo é identificar e combater a violência contra menores de 17 anos.

A criação do NIVCA foi aprovada e depois promulgada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, e agora aguarda o prazo para começar a funcionar.

De acordo com o autor do projeto de criação do NIVCA, deputado estadual Wanderley Dallas, em breve o Núcleo vai reunir informações vindas de escolas, creches, conselhos tutelares, delegacias e outros órgãos e instituições que lidam com crianças e adolescentes.

“Teremos um banco de dados que será usado para identificação de criminosos, bem como dos locais e as condições onde os crimes acontecem”, explica Wanderley Dallas. “Dessa forma, teremos mais condições de defender crianças e adolescentes em situação de perigo e, principalmente, evitar que novos crimes aconteçam”, acrescentou.

Em 2015, a Secretaria de Segurança Pública do AM registrou 336 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em todo Estado. Em 2016, esse número saltou para 433 casos envolvendo menores de idade.

“Foram quase nove casos de abuso por semana, ou mais de um caso por dia”, denunciou Dallas. “É um tipo de crime dos mais crueis, pois envolve vítimas inocentes e que não sabem se defender”, alertou.

O NIVCA será coordenado pelo governo do Estado, que tem a missão de cuidar da segurança da população na capital e interior do Amazonas.