O acordo que está sendo costurado em torno da candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara inclui a eleição de Marcelo Ramos (PL-AM) para o cargo de 1º vice-presidente da Casa.
O deputado amazonense anunciou o acordo nesta 4ª feira (9.dez.2020), horas depois de Lira lançar a própria candidatura.
O PL é o maior partido do grupo que apoia Arthur Lira. É natural que tenha um cargo de destaque. O nome de Ramos, porém, é uma reviravolta.
“Entre manter uma candidatura à presidência da Câmara apenas para marcar posição e viabilizar, de fato, uma posição de destaque na Mesa Diretora, fico com a opção de seguir meu partido e entrar na disputa pela 1º vice-presidência por entender que esta decisão fortalece a voz do Amazonas e o meu partido”, declarou Marcelo Ramos.
O deputado teria influenciado a bancada do PSB, cuja tendência atualmente é embarcar na candidatura de Lira. Essa articulação seria o motivo de seu nome ser indicado para a 1º vice.
Arthur Lira é o principal cacique do bloco conhecido como Centrão. Também se aproximou do Planalto em 2020. Caso seja eleito, será uma excelente notícia para Jair Bolsonaro. O governo passou os últimos 2 anos em atrito com Maia.