Há mais de oito meses sem se falar, o senador Omar Aziz (PSD) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual David Almeida (PSD), retomaram, neste mês, conversas sobre o cenário político do Amazonas. David é candidato à eleição ao governo do Estado e Omar, ainda, tem mais quatro anos no Senado.
Os dois não sentavam para conversar sobre o assunto desde quando David tomou posse como governador do Estado, em maio do ano passado, no lugar de José Melo (Pros). Na época, o senador inviabilizou a candidatura do deputado e colega de partido para a eleição suplementar. Omar decidiu apoiar o atual governador Amazonino Mendes (PDT) com a condição de que o pedetista não concorreria à reeleição.
Mas Amazonino mudou de ideia e tem falado que é candidato à disputa eleitoral de 2018 e, se por algum motivo desistir, lançará seu vice, o secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva (SD) ao cargo. A decisão de Amazonino Mendes sem uma consulta prévia a Omar deixou o senador insatisfeito com o aliado.
Por conta disso, nos primeiros dias de janeiro deste ano, Omar iniciou uma série de conversas com políticos sem e com mandato, entre eles David e o grupo político do presidente da ALE, mas aliados evitam dizer se houve alguma pré-definição de aliança para as eleições de 2018, no encontro.
Durante o tempo em que esteve no governo do Amazonas (maio a outubro de 2017) e tentava um consenso com Omar para se lançar candidato, David evitou atacar o senador. Nesse período, o deputado sempre manteve uma postura neutra nas declarações relacionadas ao senador e apenas lamentava não ser escolhido pelo PSD para se lançar candidato. Uma eventual aproximação dos dois neste ano eleitoral não seria uma surpresa para os aliados.
Fonte: Amazonas1
blogdopavulo@gmail.com
@blogdopavulo
contato@blogdopavulo.com