Operação do MP cumpre mandados por suspeita de fraude em Nova Olinda do Norte

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) deflagrou na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, a Operação Eldorado para cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal.

A intenção é buscar documentos que comprovem a suspeita de crimes de corrupção ativa e passiva, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que segundo as investigações do MPE-AM foram praticados por servidores públicos e donos de empresas de fachada que atuaram no município de Nova Olinda do Norte.

Segundo o órgão, os crimes teriam ocorrido entre 2013 e 2016

Os mandados foram expedidos pelo Dr. Rafael Cró – Juiz de Direito da 1a Vara de Maués e substituto legal da titular de Nova Olinda do Norte -, a serem executados pelo CAOCRIMO/GAECO, com apoio da Polícia Civil.

A reportagem apurou que um dos mandados está sendo cumprido no condomínio Efhrain, na Chapada, onde reside um empresário investigado. Uma residência na Praça 14 também é alvo dos policiais civis.

No total, segundo o MPE-AM, são investigadas 14 pessoas físicas e 5 pessoas jurídicas. As pessoas jurídicas, apesar de terem sócios distintos, pertenciam ao mesmo empresário e juntas, as empresas investigadas, receberam R$ 11.109.492,46 (onze milhões, cento e nove mil, quatrocentos e noventa e dois mil reais e quarenta e seis centavos) no período da apuração.

Leia Mais: MPF: Justiça bloqueia R$ 156 mi de empresas condenadas por desvio de recursos no Amazonas

São analisados nesta investigação 21 (vinte e um) processos de licitação e 2 (duas) contratações diretas.

Serão cumpridos 8 (oito) mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal na cidade de Manaus, nas sedes das empresas e residências dos investigados.

Fonte: Portal Acrítica