Pablo Marçal Torna-se Réu por Colocar Vidas em Risco Durante Expedição ao Pico dos Marins

A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público contra Pablo Marçal (PRTB), influenciador digital e ex-candidato à prefeitura de São Paulo, tornando-o réu por expor a vida de 32 pessoas a perigo direto e iminente durante uma expedição ao Pico dos Marins, realizada em janeiro de 2022.

A atividade fazia parte de um curso intitulado “O pior ano da sua vida”, promovido por Marçal, e envolveu cerca de 60 participantes. Apesar de alertas sobre condições climáticas adversas, incluindo chuvas intensas, neblina e ventos de até 100 km/h, o grupo prosseguiu com a escalada sem equipamentos adequados ou guias experientes. A situação exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros para o resgate dos participantes.

O Ministério Público havia proposto um acordo para encerrar o processo, que incluía o pagamento de R$ 273,2 mil por Marçal. No entanto, a proposta foi rejeitada, levando à aceitação da denúncia pela juíza Rafaela D’Assumpção Cardoso Glioche, que considerou haver elementos suficientes para a instauração do processo criminal .

Marçal terá um prazo de dez dias para apresentar sua defesa. Caso condenado, poderá enfrentar pena de detenção de três meses a um ano, conforme previsto no artigo 132 do Código Penal.