Palmeiras vence, assume liderança e fica a um passo das oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Três jogadores de futebol estão em um campo, comemorando um gol. O jogador à frente, com a camisa número 5, está gritando de alegria, enquanto os outros dois, um com a camisa número 22 e outro com a camisa com o nome 'RICHARD RIOS' e o número 8, estão próximos, demonstrando entusiasmo. O fundo mostra uma multidão com camisas vermelhas, indicando que é um jogo de futebol em um estádio. Flaco López, Aníbal Moreno e Richard Ríos celebram o primeiro gol do Palmeiras no Mundial, marcado com a ajuda do atacante adversário Wessam Abou Ali - Susana Vera/Reuters

East Rutherford (EUA) – Em um duelo marcado por mais uma paralisação devido ao risco de raios, o Palmeiras superou o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 e ficou muito próximo da classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O gol que abriu o placar, curiosamente, veio de um erro do adversário: o atacante Wessam Abou Ali, da seleção da Palestina, marcou contra e facilitou o caminho alviverde rumo à vitória.

O time comandado por Abel Ferreira ainda ampliou com Flaco López, que enfim desencantou na competição, após perder chances claras. Com o triunfo no MetLife Stadium, o Verdão chegou a quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo A, à frente do Inter Miami de Lionel Messi, que tem a mesma pontuação, mas perde no saldo de gols.

A definição da chave acontecerá na segunda-feira (22/6), em Miami Gardens, quando Palmeiras e Inter Miami se enfrentam. O clube brasileiro avança com um simples empate. Em caso de derrota, dependerá do resultado entre Porto x Al Ahly e de uma combinação no saldo de gols para garantir vaga nas oitavas.

Domínio brasileiro apesar dos erros no ataque

Apesar de um início instável, com o Al Ahly pressionando nos minutos iniciais, o Palmeiras impôs sua superioridade técnica e tática ao longo da partida. A equipe egípcia, que havia empatado com o Inter Miami na estreia, até rondou a área de Weverton, mas foi pouco efetiva. Aos poucos, o time verde foi se ajustando, ainda que tenha desperdiçado boas chances com Estêvão e Flaco López.

O nervosismo aumentou quando Raphael Veiga recebeu cartão vermelho direto após entrada em Zizo, aos 37 minutos. Contudo, após revisão do VAR, o árbitro Anthony Taylor reverteu a decisão para cartão amarelo — o que gerou protestos dos jogadores egípcios.

Segundo tempo com gol contra, reação rápida e chuva de raios

Para o segundo tempo, Abel promoveu mudanças: Maurício e Flaco López entraram e logo causaram impacto. Aos 4 minutos, após cobrança de falta de Aníbal Moreno, Abou Ali desviou de cabeça para o próprio gol, abrindo o placar. Foi o primeiro gol do Palmeiras no torneio — e veio dos pés (ou cabeça) de um rival.

Telão do MetLife Stadium anuncia o gol contra de Abou Ali – Al Bello/Getty Images via AFP

Pouco depois, aos 14, o Palmeiras ampliou com um contra-ataque veloz: Maurício encontrou Flaco López, que bateu cruzado, com precisão, e fez 2 a 0. A comemoração, porém, foi interrompida minutos depois com a paralisação do jogo por questões climáticas, mesmo sem chuva aparente no estádio. Autoridades detectaram atividade elétrica na região, e o protocolo de segurança foi acionado, resultando em uma pausa de quase 50 minutos.

Na retomada, com o placar controlado, o Palmeiras administrou o resultado e garantiu uma vitória importante que o deixa muito próximo da classificação.

Cenário do Grupo A e o que o Verdão precisa

Com o empate sem gols diante do Porto na estreia e a vitória sobre o Al Ahly, o Palmeiras lidera com quatro pontos e saldo +2. O Inter Miami, que surpreendeu o Porto por 2 a 1 com mais um gol de falta de Messi, também soma quatro, mas tem saldo zerado.

  • Se empatar com o Inter Miami: o Palmeiras avança em 1º lugar;

  • Se perder: depende do resultado entre Porto e Al Ahly, além do saldo de gols;

  • O Al Ahly, por sua vez, não pode mais ultrapassar o Verdão no confronto direto.