G1RJ
Investigações são da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD).
A Polícia Civil faz uma operação contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro com 26 mandados de prisão em 5 estados. Cinco prisões devem ser cumpridas no Rio de Janeiro.
As investigações são da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). Os alvos, de acordo com as investigações, são pessoas jurídicas e físicas responsáveis pela lavagem de dinheiro da facção Comando Vermelho e da facção Família Norte, que atua no Amazonas. Os dois grupos atuam juntos.
Durante a ação da polícia no Rio, uma moradora do Complexo da Maré foi baleada na perna e levada na perna e socorrida para o Hospital Federal de Bonsucesso.
Blindados percorrem ruas do Parque União, no Complexo da Maré — Foto: Reprodução/TV Globo
Os mandados a serem cumpridos são:
- 15 no Amazonas;
- 3 no Paraná;
- 5 no Rio de Janeiro;
- 3 em São Paulo.
A operação também acontece em Minas Gerais. Alcides Benedito de Andrade foi preso em Boituva, no Estado de São Paulo.
Polícia Civil tenta cumprir 26 mandados de prisão contra traficantes — Foto: Reprodução/TV Globo
Dois dos principais alvos são Caio Cardoso dos Santos, conhecido como Mano Caio, e Sílvio Andrade Costa, o Silvinho. Os dois são do Amazonas e, de acordo com as investigações, estão escondidos no Complexo da Maré.
Carros da Polícia Civil e um blindado estão na região desde cedo, nas comunidades Parque União e Nova Holanda. Criminosos reagiram à ação policial e dispararam contra as forças de segurança.
Outro alvo é Cleiton Souza da Silva, considerado pelos policiais um elo entre os traficantes do Rio e do Amazonas. Os investigadores afirmam que ele é o responsável pelo abastecimento de drogas de comunidades da Zona Sul da capital fluminense.
A ação é a segunda fase de uma operação que aconteceu no mês passado, quando os policiais descobriram que criminosos do Rio de Janeiro compravam drogas de países que fazem fronteira com o Estado do Amazonas.
Os entorpecentes atravessavam o país via rodoviária e por barcos e, na capital fluminense, eram distribuídos entre as comunidades cariocas ligadas ao Comando Vermelho.
Carros da Polícia Civil na entrada da comunidade Parque União — Foto: Reprodução/TV Globo