PF: Empresário não declarou pagamento de material de campanha de Bolsonaro

Carreata do Bolsonaro na Ceilândia e Taguatinga. Brasilia, 05-09-18. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Relatório parcial da Polícia Federal sobre atos com pautas antidemocráticas mostra que o empresário Otávio Fakhoury pagou R$ 53.300 em material de campanha para o presidente Jair Bolsonaro em 2018. O valor não consta na declaração à Justiça Eleitoral.

Rede Globo teve acesso ao documento, que foi enviado em janeiro à PGR (Procuradoria-geral da República).

Os investigadores apreenderam notas fiscais de duas gráficas. Os locais imprimiram, segundo o relatório, milhares de adesivos e panfletos. Segundo a reportagem, foram encontradas 3 notas fiscais, emitidas no período que antecedeu o 2º turno. As duas primeiras são de 23 de outubro de 2018 e a 3ª, de 25 de outubro de 2018.

A PF ainda localizou mensagem do empresário em favor dos atos antidemocráticos.

Eu vou, vou ajudar a pagar o máximo de caminhões que puder. Convocarei todos que eu conhecer! Não vou deixar esses canalhas derrubarem esse governo”, declarou Fakhoury em 21 de fevereiro de 2020.

À Globo, o empresário afirmou que as notas fiscais são de pagamento de despesas de amigos envolvidos em movimentos sociais.

Por não se tratarem de doação à campanha do candidato, não comuniquei a ele, à coordenação da campanha ou a pessoas próximas a ele sobre esses pagamentos. No mais, reitero que todas as minhas contribuições de campanhas eleitorais foram regularmente declaradas aos órgãos eleitorais competentes”, disse.

Por meio da advogada Karina Kufa, Bolsonaro desconhecer a doação:

O Presidente da República e a equipe de campanha jamais tiveram essa informação, vindo a saber pelo veículo de comunicação sobre essas eventuais despesas, desconhecendo, até o momento, o conteúdo do material publicitário, já que os inquéritos do STF tramitam sob sigilo. Ressalte-se que seria impossível o lançamento de despesa desconhecida, não produzida e não autorizada pela campanha, com base no art. 37 da Res/TSE n. 23.553/17. A campanha presidencial declarou na prestação de contas, aprovada pelo TSE, todos os seus gastos com propaganda, inclusive os materiais confeccionados pela campanha, que foram distribuídos nas reuniões e manifestações nas ruas”, lê-se em nota enviada à Rede Globo.

ATOS COM PAUTAS ANTIDEMOCRÁTICAS

O STF (Supremo Tribunal Federal) abriu investigação para apurar a realização e financiamento de atos com pautas consideradas antidemocráticas em abril de 2020 com base na Lei de Segurança Nacional.

O pedido de investigação foi feito na esteira de manifestações que defendiam o fechamento do STF e do Congresso e uma nova edição de decreto similar ao (Ato Institucional 5, decreto emitido na ditadura militar que dava ao presidente a prerrogativa de fechar o Congresso e cassar mandatos de políticos; leia aqui a íntegra do texto).

O ministro do STF Alexandre de Moraes retirou na 2ª feira (7.jun.2021) o sigilo da investigação. Na 6ª feira (4.jun), a PGR (Procuradoria Geral da República) solicitou o arquivamento das investigações contra deputados bolsonaristas.

Eis a lista dos congressistas investigados:

  • Alê Silva (PSL-MG) – Deputada federal
  • Aline Sleutjes (PSL-PR) – Deputada federal
  • Bia Kicis (PSL-DF) – Deputada federal
  • Carla Zambelli (PSL-SP) – Deputada federal
  • Caroline de Toni (PSL-SC) – Deputada federal
  • General Girão (PSL-RN) – Deputado federal
  • Guga Peixoto (PSL-SP) – Deputado federal
  • Junio Amaral (PSL-MG) – Deputado federal
  • Otoni de Paula (PSC-RJ) – Deputado federal