PF encontra ossada humana em comunidade de Nova Olinda do Norte, no AM

G1 AM

Equipes investigam denúncias de abusos praticados por policiais militares durante operação contra tráfico de drogas na região. Pelo menos oito pessoas foram mortas, incluindo dois policiais.

Uma ossada humana foi encontrada pela Polícia Federal nas proximidades da comunidade Terra Preta, no município de Nova Olinda do Norte, 140 km distante de Manaus, nesse domingo (30). O encontro da ossada aconteceu durante uma investigação feita pela Polícia Federal sobre denúncias de abusos praticados por policiais militares durante uma operação contra tráfico de drogas.

Segundo as investigações, moradores denunciaram que, após o ocorrido, policiais militares entraram em comunidades indígenas e ribeirinhas e teriam torturado moradores em busca de informações. Pelo menos oito pessoas foram mortas na região nesse mês, incluindo dois policiais.

Por determinação da Justiça, a Polícia Federal passou a investigar as denúncias com apoio da Força Nacional. Após o encontro da ossada humana no último domingo (30), a polícia informou que peritos farão testes para tentar a identificação de quem foi a vítima.

Até agora, a Polícia Federal já encontrou 3 corpos de ribeirinhos no Rio Abacaxis e investiga a morte de um indígena. Cinco corpos que teriam sido jogados no rio ainda são procurados.

O caso

 

Os conflitos em Nova Olinda do Norte tiveram início no fim do mês de junho, depois que o secretário de Governo do Estado, Saulo Moyses Costa, foi baleado enquanto pescava. Depois disso, a Secretaria de Segurança montou uma operação contra uma suposta organização criminosa ligada ao tráfico de drogas.

O Governo afirma que o bando é suspeito de atos violentos, com ações de tráfico de entorpecentes, extração ilegal de madeira e minério, além de pirataria.

No primeiro dia da operação, em 3 de agosto, dois policiais militares foram mortos durante um confronto com criminosos na região do Rio Abacaxis, e outros dois ficaram feridos.

Dias depois, mais de 50 policiais foram enviados à região. Desde então, moradores de comunidades indígenas e ribeirinhas denunciam ao Ministério Público Federal abusos por parte de policiais, como tortura e invasão de residências e aldeias.

A Secretaria também informou sobre a morte de um outro homem, até o momento sem identificação, durante um confronto entre a polícia, no dia 5 de agosto. O indígena Josimar Moraes da Silva também foi encontrado morto no mesmo Rio Abacaxis, no dia 7 de agosto.

No dia 10 de agosto, equipes da Polícia Federal chegaram à cidade depois que a Justiça determinou que medidas fossem tomadas para garantir a proteção de indígenas e povos tradicionais.