PF faz operação no condomínio Efigênio Sales

A Policia Federal está ‘visitando’ o condomínio Efigênio Sales – redundo do clã Aziz..

E, no bairro P10 – está na casa do irmão do senador Omar Aziz..

Segue o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Instituto Pontual diz que Omar Aziz será ridicularizado nesta eleição

Uma operação da Polícia Federal está nas ruas de Manaus na manhã desta quinta-feira (11) para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação é um desdobramento da ‘Maus Caminhos’, que apura desvios de mais de R$ 200 milhões dos recursos da saúde do Estado

A reportagem apurou que um dos alvos da Polícia Federal é a casa de um irmão de um senador da República, localizada no Parque das Laranjeiras. Equipes também estão em um condomínios de luxo da Av. Ephigênio Salles e também da Ponta Negra.

De acordo com a Polícia Federal, a “Operação Cashback” investiga a prática de crimes de peculato, lavagem de capitais e organização criminosa.

Os delitos, segundo a PF, foram praticados por empresários que forneciam produtos e serviços à organização social (pessoa jurídica sem fins lucrativos – ONG), não alcançados na primeira fase da operação
Maus Caminhos.

A PF apurou que, dentre as fraudes identificadas, o modus operandi utilizado pela organização criminosa para o desvio de recursos públicos, consistia na realização de pagamentos superfaturados em preço e/ou quantidade, com a posterior devolução de parte do valor pago. Por essa razão, o nome da operação policial faz alusão ao modelo de compras que devolve parte do dinheiro ao consumidor.

Apenas em um dos contratos dessas empresas com o Estado do Amazonas, no valor de  552 milhões de reais,  foi identificada fraude no valor de 140 milhões de reais.
As medidas, 16 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão, além de mandados de bloqueios de contas e de sequestro de bens móveis e imóveis, foram expedidas pela Justiça Federal, após manifestação do Ministério Público Federal e cumpridas por 150 policiais federais.

Fiscalizações e auditorias complementares foram realizadas pelos órgãos técnicos. De acordo com a Receita Federal, existem indícios de fraudes fiscais da ordem de 100 milhões de reais, cujas autuações podem alcançar 75 milhões de reais. Segundo a CGU, foram identificados  desvios de recursos públicos da ordem de 142 milhões de reais.

Maiores informações em breve…

Matéria atualizada às 07:27h