A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira (13), em Recife (PE), o ex-ministro do Turismo Gilson Machado. A prisão foi confirmada ao blog da jornalista Andréia Sadi.
De acordo com as investigações, Machado teria articulado a emissão de um passaporte português para o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, com o objetivo de ajudá-lo a deixar o país. Tanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto a PF identificaram indícios concretos dessa tentativa.
Mauro Cid, atualmente réu ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, é investigado no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado e outros atos antidemocráticos. A suposta colaboração de Gilson Machado na obtenção de documentos estrangeiros para Cid é considerada uma forma de obstrução de Justiça, agravando ainda mais a situação dos envolvidos.
A prisão ocorre no contexto de uma série de desdobramentos da operação que investiga o núcleo político e militar que atuou para sustentar as tentativas de ruptura institucional no Brasil após as eleições de 2022.