PMs suspeitos de torturar garimpeiros são alvos de operação em Boa Vista

São cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão. Investigação da Polícia Civil aponta ainda um grupo de extermínio de policiais militares.

Boa Vista – RR: Uma operação da Polícia Civil mira Policiais militares que são suspeitos de torturar, roubar, sequestrar e até fazer segurança privada de garimpeiros em Boa Vista . São cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (22).

Eles seriam, conforme as investigações, policiais milicianos atuando em favor do garimpo ilegal. Os mandados são contra: Arnaldo Cinsinho Melville, que já está preso, Aldiney Carneiro TejoWelisson Mesquita de Souza e Tomi Marlei Lopes Souza.

Eles são inclusive suspeitos de montar “cenários fakes” de confronto para roubar dinheiro, ouro e cassiterita dos garimpeiros.

As investigações da Civil apontam ainda um grupo de extermínio de policiais militares.

Um motorista foi morto em março também por policiais, quando carregava, em um carro de passeio cassiterita. A morte teria sido forjada.

Esta operação é uma continuação das ações que prenderam, em abril deste ano, o sargento da PM Arnaldo Cinsinho Melville e os soldados Lucas Araruna e André Galúcio por suspeita de integrar milícia e grupo de extermínio em Roraima.

Ao menos 100 policiais militares de Roraima são investigados por suspeita de fazerem parte da milícia, de acordo com estimativa é do promotor Antonio Carlos Scheffer, do Ministério Público do estado. As investigações reúnem processos que policiais respondem em várias promotorias criminais.

Mais de 100 policiais suspeitos

 

Material encontrado pela Polícia Civil durante operação contra milícia em fevereiro de 2023 em Roraima — Foto: PCRR/Divulgação/Arquivo

Material encontrado pela Polícia Civil durante operação contra milícia em fevereiro de 2023 em Roraima — Foto: PCRR/Divulgação/Arquivo