Polícia Civil procura estelionatário clonador de cartão de crédito

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Alfredo Dabella, titular do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de homem, até o momento não identificado, investigado por participação em esquema criminoso de clonagem de cartões de crédito, que causou prejuízo estimado em mais de R$ 50 mil para quatro vítimas.

De acordo com a autoridade policial, os Boletins de Ocorrência (BOs) foram todos formalizados neste mês de dezembro, no prédio do 22° DIP.

Na ocasião, as vítimas relataram que recebiam uma ligação para o número fixo da casa delas e que uma pessoa se passava por funcionária de uma seguradora de cartão de crédito, informando que queria confirmar compras supostamente feitas pelas vítimas.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Outra vergonha da empresa Umanizzare!

“Estamos investigando esse homem por participação nesse grupo criminoso, que já sabe do alto poder aquisitivo dessas vítimas e também do limite alto no cartão de crédito delas. Além disso, antes de entrar em contato, eles têm o conhecimento prévio do número do cartão, a senha e o endereço delas. Esses infratores utilizam isso para confirmar os dados e questionar sobre compras que, supostamente, foram feitas pelas vítimas”, explicou Dabella.

O titular do 22° DIP argumentou que após as vítimas negarem a compra, eles conseguem convencê-las a cancelem o cartão de crédito e, em seguida, redijam uma carta de não reconhecimento da compra. “Com isso, eles orientam as vítimas a quebrar o cartão e colocar dentro de um envelope com a carta, pois um técnico da operadora irá até a casa delas pegar esse material. Esse indivíduo que estamos divulgando a imagem é justamente a pessoa que foi até a casa das vítimas”, disse o delegado.
Dinâmica do Crime – Dabella argumentou, ainda, que em determinado instante a ligação cai e que, em seguida, a vítima entra em contato com o número da operadora do cartão para confirmar se realmente foram eles que haviam ligado, momento em que, novamente, o indivíduo que atende faz parte do esquema criminoso. “Então, de alguma forma, eles conseguem fazer uma interceptação telefônica. Acredito que consigam fazer isso quando conseguem manter a pessoa na linha telefônica durante muito tempo”, argumentou.
Conforme o delegado, com o cartão das vítimas em mãos, o grupo possivelmente retira o chip para colocar em outro cartão, sendo assim, com esses dados, o grupo consegue ir até o caixa e sacar o máximo de dinheiro que puder. “O total de prejuízo causado às vítimas ultrapassa R$ 50 mil. Vale ressaltar que tomei conhecimento de que temos outras vítimas desse tipo de golpe em outras zonas da cidade”, disse.
Alfredo Dabella afirmou, ainda, que o grupo também bloqueia o número de telefone da vítima, para que ela não receba mensagens informando a movimentação da conta. Com isso, acaba não percebendo que o cartão de crédito está sendo utilizado ilegalmente. O delegado ressaltou que delações em torno do caso podem ser feitas ao número: (92) 3634-0809, o disque-denúncia do 22° DIP.
“Disponibilizamos, ainda, o 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para o recebimento de denúncias. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu a autoridade policial.