Polícia do Rio identifica suspeito de atacar sede do Porta dos Fundos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação nesta 3ª feira (31.dez.2019) em busca de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, identificado como 1 dos suspeitos do ataque à sede da produtora do Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro.

Cerquise, agora considerado foragido, é presidente da Associação dos Guardadores de Carro São Miguel, e ficou conhecido em 2013 depois de agredir o então secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

À época, ele foi preso. Cerquise possui ainda outras 20 queixas criminais por ameaça e agressão.

Os policiais fizeram buscas em endereços comerciais e em outros 2 residenciais. Na casa do suspeito, na Barra da Tijuca, foram apreendidos R$ 119.000, munição, uma arma falsa, computador e uma “camisa de entidade filosófica e política“.

De acordo com a polícia, que utilizou mais de 50 câmeras do bairro para identificar os suspeitos, Cerquise foi reconhecido depois de retirar o capuz momentos depois do ataque.

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra Fauzi retirando 1 adesivo da placa do carro usado no crime, 1 Ecosport 2011, e andando pela rua Martins Ferreira, em Botafogo, sem a touca ninja. As imagens teriam sido registradas logo depois do ataque. O veículo estava no nome de 1 homem morto em 2006.

O delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro, da 10ª Delegacia de Polícia de Botafogo (RJ), disse que o suspeito do atentado “tem 1 perfil violento, antagônico e tem livros ligados à religião cristã e ao islamismo”. Ele é empresário e de classe média alta, informou.

“Estamos à procura do investigado. As provas foram produzidas, a prisão foi decretada pela Justiça baseada nas provas que obtivemos e as diligências continuam no intuito de localizá-lo. Nos endereços que ele declara como de residência, não foi encontrado.”

Ribeiro destacou que nenhuma hipótese sobre o suposto autor do atentado está descartada, inclusive a de ele pertencer à Frente Integralista Brasileira.

Armas, dinheiro e livros apreendidos em operação da polícia contra suspeito do ataque