Polícia Federal e a Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas apreendem balsa com drogas no Rio Japurá/AM

A operação acontece como resposta à nova rota do tráfico de drogas, que usa o rio Japurá para levar, principalmente, maconha do tipo skunk da Colômbia para Manaus/AM

Tefé/AM – Na terça-feira (10/5), a Polícia Federal, juntamente com a COE/PMAM (Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas), durante operação no Rio Japurá (chamado Caquetá na Colômbia), que é um curso de água que nasce na Colômbia e banha no Brasil o estado do Amazonas, realizou abordagem a uma balsa e logrou êxito encontrando drogas, escondidas no porão de combustível da embarcação.

A operação acontece como resposta à nova rota do tráfico de drogas, que usa o rio Japurá para levar, principalmente, maconha do tipo skunk da Colômbia para Manaus/AM e posteriormente é escoada para as regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

Durante a ação, foram apreendidos 195 kg de maconha tipo skunk, uma balsa em ferro medindo 28 metros de comprimento, 1 rebocador de embarcação de 270hp, 1 bote de alumínio com motor de 15hp, uma carabina calibre .38 e 14 munições calibre .380.

A eficaz ação integrada evidencia a responsabilidade e o compromisso inabalável da Segurança Pública com a proteção das fronteiras do Brasil.

Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas – COE/PMAM, Secretária de Segurança Pública do Estado do Amazonas -SSP/AM, Polícia Militar do Estado do Amazonas – PMAM, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas-GGIF, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.