Prefeitura realiza novas fiscalizações em shoppings de Manaus para verificar protocolos de prevenção à Covid-19

Manaus – AM: A Prefeitura de Manaus, através da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), realizou, nos dias 8 e 9 de janeiro, uma nova rodada de fiscalizações em shopping centers da cidade. A operação dá continuidade às inspeções feitas pela Visa Manaus para verificar o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19, num esforço para conter novos casos da doença na capital amazonense.

Ao longo do fim de semana, os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), percorreram dez shoppings, em diferentes zonas da cidade, para avaliar as medidas adotadas nesses estabelecimentos, prestar orientações e, no caso de irregularidades, fazer autuações.

“Assim como ocorreu na semana do Ano Novo, voltamos aos shoppings de Manaus nos dias de maior fluxo da população, para atestar se os estabelecimentos estavam atendendo a todos os protocolos: disponibilização de álcool-gel, exigência do uso de máscaras, distanciamento social, e controle do volume de pessoas nos corredores e lojas”, explica o gerente do GVPRO, Ricardo Celestino, que coordenou a operação.

“Felizmente, pudemos constatar que os protocolos estavam sendo seguidos, com poucas ocasiões de uso incorreto de máscaras por clientes, e do não-cumprimento do distanciamento adequado na fila de caixa de uma loja. Os gerentes dos shoppings e das lojas foram orientados quanto ao reforço das medidas de controle e prevenção da transmissão do vírus, sem necessidade de autuações”, explica Celestino.

Para o diretor da Visa Manaus, Dr. Ewerton Wanderley, as fiscalizações frequentes têm garantido a adoção de boas condutas por parte dos estabelecimentos comerciais da cidade. “Com o trabalho consistente dos fiscais, mostramos a preocupação da Prefeitura de Manaus em zelar pela segurança sanitária da população, não só em shoppings, mas em supermercados e em vários outros tipos de estabelecimentos. Vamos manter esse esforço constante e necessário, a fim de que os cidadãos não contraiam o Coronavírus e outros agentes causadores de síndromes gripais e respiratórias. Mas contamos, também, com a colaboração de todos: evite sair nessa época de chuvas, mas, se for preciso, não descuide de usar máscara, de trazer consigo álcool-gel para higienização das mãos, de evitar aglomerações, e de manter o distanciamento em relação às demais pessoas no ambiente. Com esses cuidados, podemos chegar em breve à superação dessa pandemia”, aconselha o diretor.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.