Presidente da Guatemala é investigado por financiamento ilegal de campanha

Aldana assinalou que o partido, com o aval de Morales, pagou aos seus representantes nos centros de votação com dinheiro não incluído na prestação de contas, incorrendo em crime de "financiamento eleitoral ilícito". #Blogdopavulo

A Procuradoria da Guatemala informou nesta quinta-feira que investiga um novo caso de possível financiamento ilegal da campanha do presidente Jimmy Morales, que já teve uma denúncia de corrupção barrada pelo Congresso.

A Procuradora-Geral da Guatemala, Thelma Aldana, apresentou em entrevista coletiva indícios de que o governante do partido FCN-Nação (direita) não declarou mais de um milhão de dólares de gastos de campanha em 2015 ao tribunal eleitoral, quando Morales era candidato e secretário-geral do partido.

O porta-voz

Aldana assinalou que o partido, com o aval de Morales, pagou aos seus representantes nos centros de votação com dinheiro não incluído na prestação de contas, incorrendo em crime de “financiamento eleitoral ilícito”.

Leia Mais:

Odebrecht pagou subornos por obra e campanha política na Guatemala, diz MP

O porta-voz da presidência Heinz Hiemann questionou a solidez do caso apresentado contra Morales e o partido do governo, e declarou a imprensa que trata-se de “uma investigação inconclusiva”.

Em agosto do ano passado, a Procuradoria pediu a suspensão da imunidade de Morales em outra investigação sobre financiamento ilegal de campanha, envolvendo cerca de um milhão de dólares.