Presidente da OAB defende Aras e a independência do MP

Presidente da OAB, Alberto Ribeiro Simonetti Cabral
Beto Simonetti diz valorizar a independência do MP e da advocacia

Com atraso de vários dias e depois do posicionamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em defesa da independência do MP e do procurador-geral da República, Augusto Aras, somente nesta quarta-feira (23) o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, defendeu a independência das instituições do sistema de Justiça, “incluindo a advocacia e o Ministério Público”

Segundo informação divulgada no site da entidade, Simonetti se manifestou sobre o assunto “em conversa com integrantes da diretoria da entidade e com conselheiros federais”, mas não fez pronunciamento público.

Ele afirmou, nessas conversas, que advocacia e MP são essenciais para a realização da Justiça e para a preservação do Estado de Direito. “Ele também chamou atenção para a importância da atuação conjunta da Ordem e da Procuradoria-Geral da República em pautas da cidadania”, diz a assessoria.

“Na figura do procurador-geral da República, a PGR cumpre papel essencial para a proteção do Estado de Direito e dos elementos do devido processo legal”, afirmou o presidente da OAB.

Simonetti esteve com Aras na semana passada, quarta (17), quando “falaram a respeito da importância da independência das instituições para o funcionamento do Estado Democrático de Direito no atual momento de polarização política”, informa o site da entidade dos advogados.