Primeira mulher completar o Amazon Challenge, Ana Piveti vai encarar RNC Tapajós

Conhecer o mundo através do esporte. É desta forma que a paulista Ana Paola Piveti vem trilhando seu caminho. Aos 54 anos, a aposentada que mora há 24 anos em Vitória (ES) descobriu a natação de águas abertas há sete anos e, desde lá, já competiu na Espanha, Estados Unidos, Itália, França, Uruguai, Amazonas, entre outros locais.

O próximo destino da atleta é Alter do Chão, no Pará, quando vai encarar o Rio Negro Challenge Tapajós, dia 6 de outubro.

“Eu comecei a nadar há sete anos, depois que fiz a cirurgia bariátrica. Meu marido precisava fazer também a cirurgia por questão de saúde e eu por estética. Fiz primeiro que ele, quatro meses depois ele se submeteu, e na recuperação comecei a nadar águas abertas no mar. A partir dali, nunca mais abandonei”, contou Ana, que conheceu o esporte através do experiente nadador Samir Barel.

Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

 

Ano passado, a nadadora esteve pela primeira vez no Amazonas, quando disputou a Travessia Almirante Tamandaré, de 8,5km. Em 2019, ela voltou a visitar a cidade, quando encarou um desafio ainda maior: o Amazon Challenge de 30km. Ana concluiu o percurso em 9h09min42s e tornou-se a primeira mulher a completar o desafio nas águas do Rio Negro.

“Quando conheci o Samir, ele disse que todos eram capazes de realizar grandes distâncias. Eu ri. Da minha risada, ele me provou que tudo era capaz com dedicação. Vim para Manaus, fiz os 8 ,5km e tive a felicidade de completar a minha maior prova até agora, a de 30km. Em todas as duas, tanto a Tamandaré quanto o Amazon, eu sofri muito no final, pois me preocupei com a hidratação devido o calor. Mas foram feitos para a vida” relatou.

Treino pesado

Apaixonada pelas surpresas que o Norte traz, Ana segue na próxima semana para o Caribe Amazônico. A ansiedade por superar as águas de Alter do Chão faz a atleta se sentir ainda mais animada. Além da forte preparação que vem seguindo, como o treino seguido de seis dias, sendo quatro de piscina (somando 25km de braçada) e dois de mar (15km por treino), o apoio da família faz toda a diferença.

“Digo que me aposentei e agora vivo para o esporte, mas isso só é possível com o apoio do meu marido, o Guilherme, que me acompanha em todas as competições, e dos meus filhos. Sou muito feliz por ter a oportunidade de me desafiar e conhecer lugares incríveis através da natação, como será Alter do Chão e como foi Manaus. Isso tudo trouxe outro sentindo a vida”, frisou ela, pronta para enfrentar os 3km.

Para o organizador do evento, a expansão do Rio Negro Challenge é a certeza de enaltecer o Norte do País através do esporte. “Temos atletas inscritos de nove estados diferentes para a etapa Tapajós, e temos uma procura grande também para o Rio Negro Challenge em Manaus, em dezembro. Ou seja, isso mostra o interesse de atletas de fora pela região Norte, afinal, nossos rios e riquezas naturais despertam curiosidade e, acima de tudo, proporcionam dias inesquecíveis às pessoas”, frisou Pierre.

Últimas inscrições

Prestes a ocorrer, o Rio Negro Challenge Tapajós encerra as inscrições neste domingo, dia 29, e os interessados devem acessar o site www.rionegrochallenge.com.br.  O evento apresentará aos atletas duas provas distintas, sendo de 1,5km e 3km, com 14 categorias no total, englobando a Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior, Master de A até I e PCD Absoluto.