Procurador de Justiça, José Roque é homenageado com Medalha de Ouro Cidade de Manaus

MANAUS 26.05.17 - PROPOSITURA DO VEREADOR PLINIO VALERIO (PSDB) A SESSAO SOLENE DE OUTORGA DA MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS (CMM) AO PROCURADOR JOAO ROQUE NUNES MARQUES (E/D HOMENAGEADO PROCURADOR JOAO ROQUE/VEREADOR PLINIO VALERIO (PSDB). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), em sessão solene, homenageou o procurador de Justiça do Ministério Público do Amazonas, José Roque Nunes Marques, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, por iniciativa do vereador Plínio Valério (PSDB).

A entrega da medalha ao homenageado ocorreu em meio a familiares e amigos, como fez questão de deixar claro, Plínio Valério ao destacar a amizade surgida com o procurador ainda na antiga Câmara, na avenida 7 de Setembro, por ocasião da aprovação do Código Ambiental da cidade de Manaus, da qual era o relator.

“A relação de José Roque com o meio ambiente nos aproximou”, lembrou Plínio Valério ao destacar, além do Código Ambiental, a atuação do procurador na criação do Jardim Botânico da Reserva Duque e da reserva do Tupé. “Quando fui relator do Código Ambiental, ele, com sua sapiência, permitiu que a gente pudesse participar da elaboração. Fiz algumas emendas e ele acatou. Hoje temos esse Código Ambiental, graças ao Roque e à Câmara Municipal também”, disse o vereador ao lembrar da passagem do atual procurador pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Manaus.

Segundo Plínio Valério, também, a homenagem é um reparo ao procurador que tem uma vasta biografia, já foi homenageado em quase todos os Estados brasileiros, mas ainda não havia sido em Manaus. “É uma homenagem justa pelo currículo e pelo que ele faz. Uma pessoa do bem, que usa seu cargo e sua função para praticar o bem”, disse ressaltando o fato José Roque manter a humildade apesar de sua biografia.

Amiga do homenageado e de sua família, a vereadora Glória Carrate (PRP) fez questão de deixar registrada sua homenagem. “Uma família que tem Deus no coração”, disse ao afirmar que só tem a aplaudir a sua trajetória no Ministério Público e por onde passou. A vereadora disse que deve muito a essa família, que integra o grupo Cenáculo, sua melhoria espiritual. “Hoje meus valores são outros”, assegurou.

A procuradora de Justiça e corregedora geral do Ministério Público, Jussara Maria Pordeus e Silva, lembrou a trajetória do procurador, que completou 30 anos como membro do Ministério Público e foi homenageado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. “Roque por onde passa deixa um grande legado. É dinâmico e faz acontecer. Criou sérios mecanismos e normas ao passar pela Corregedoria Geral do Ministério Público”, disse.

Presidente da Associação do Ministério Público, Lauro Tavares assegurou que José Roque sempre defendeu a lei, os valores da Justiça e os anseios da sociedade. O procurador da República, Edmilson Barreiro Junior, que foi seu aluno na universidade assegurou que Roque o inspirou a seguir seus passos no Ministério Público. “Acho importante que o procurador seja valorizado no momento em que a sociedade brasileira precisa de bons exemplos”, destacou Barreiro.

O procurador homenageado agradeceu à Câmara e aos vereadores que aprovaram a proposta. Mas fez questão, ainda, de agradecer também todas as pessoas importantes na sua trajetória profissional, que segundo ele, completou 30 anos. Como procurador de Justiça, completa dez anos no próximo mês de agosto e como professor da Universidade Federal do Amazonas também completa 25 anos de atividade, além de sua vida espiritual no Cenáculo que já vão para dez anos, por causa de sua devoção Mariana.

José Roque se emocionou ao ouvir a Ave Maria entoada pelo amigo e tenor Miqueias William, do coral do Teatro Amazonas, e ao falar de sua família, entre eles, o pai, já falecido, além de fazer uma homenagem a sua esposa, com quem está casado há 30 anos. “Divido essa homenagem com todos, tem o lado familiar, dos pais, que deram seus princípios de valor, seus professores, os colegas de trabalho que foram exemplo e de tudo que a gente conseguiu fazer nos 30 anos de MP, fica o desejo de continuar contribuindo. Revigora as forças, dá animo de continuar defendendo os interesses da sociedade”, assegurou.

Os vereadores William Abreu (PMN), Wallace Oliveira (PTN) e Raulzinho (DEM) estiveram prestigiando o evento.

Histórico

José Roque Nunes Marques completou 30 anos de Ministério Público, onde atualmente exerce a função de coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção e defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Consumidor e do Patrimônio Público e do Grupo de Enfrentamento da Crise Prisional.

Em 2007 foi provido, por merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça. Em 2013 foi eleito corregedor-geral do MP e reconduzido ao cargo em 2015, por mais dois anos. Nesse período, realizou inspeções e correições em todas as promotorias e procuradorias de Justiça no Amazonas.

Em 2015 foi eleito vice-presidente do Conselho nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público da União e dos Estados, tendo participação assídua no Grupo de Trabalho no Conselho Nacional do MP.

Como docente, participou da formação de centenas de operadores de direito. Hoje além da Ufam, integra o Conselho Consultivo da Laurete Universites – Universidade do Norte. Além de mestre em Direito das Relações Sociais – Direito Ambiental pela PUC de São Paulo, é doutor com a tese Aspectos Jurídicos dos Estudos Ambientais Utilizados na Aprovação Comercial de Alimentos Geneticamente Modificados, do Programa de Multi-institucional de Pós-Graduação em Biotecnologia. Também foi secretário municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), no período de 1999 a 2003.

Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM

Foto: Tiago Corrêa – Dircom/CMM