PTB desiste de Cristiane Brasil para Ministério do Trabalho

A comissão especial da Câmara que analisa mudanças constitucionais no sistema eleitoral brasileiro (PEC 77/03) encerrrou os trabalhos. Agora, o substitutivo do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), será analisado pelo Plenário . Brasilia,15-08-2017. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O PTB declinou oficialmente da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho. A congressista chegou a ser nomeada, mas desde o início de 2018 está impedida de tomar posse por decisões judiciais.

O partido informou que “visa a proteger a integridade de Cristiane”, que vinha sendo alvo de denúncias, e não “deixar parada” a administração do ministério.

Com isso, a tendência é que deve ser oficializado no cargo o atual ministro interino Helton Yomura. Ele é amigo e ex-assessor de Cristiane.

Para a Secretaria Executiva do Ministério, posto que Yomura vinha acumulando, está sendo cotado Leonardo Arantes, sobrinho do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes. Hoje, Leonardo é presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ligado ao Trabalho.

O partido ainda não fechou consenso oficialmente sobre qual nome irá indicar ao Ministério. O presidente da legenda, Roberto Jefferson, apoia o nome de Yomura. Jefferson é pai de Cristiane e também próximo ao ministro interino.

A indicação da deputada ao Ministério causou polêmica. Ela foi condenada em ações trabalhistas, investigada por suposta associação ao tráfico de drogas e por recebimento de caixa 2 em eleições. Também foi gravada ameaçando subalternos de perder o emprego caso não conseguissem votos a ela. Relembre algumas acusações contra Cristiane.

A posse de Cristiane foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) duas vezes. O governo recorreu 3 vezes ao TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), mas não obteve sucesso.

A AGU (Advocacia Geral da União) apresentou novo recurso ao STJ, que foi deferido pelo vice-presidente da Corte, ministro Humberto Martins, no dia 20 de janeiro. Martins liberou a posse da deputada. No entanto, no dia 22 de janeiro, a ministra Cármen Lúcia suspendeu de forma liminar (provisória) a posse novamente. Na semana passada, a ministra cassou a decisão do STJ. Além disso, determinou o envio imediato dos autos do processo ao STF.

LEIA A NOTA DO PTB:

Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre, o PTB declina da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o Ministério do Trabalho.

A decisão do partido visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério.

Agradecemos ao presidente Michel Temer e aos companheiros do partido pelo apoio e respeito com Cristiane Brasil durante esse período de caça às bruxas.