Que zebra! México vence e Alemanha pode entrar no caminho do Brasil

Ao fim do apito final, a impressão foi de que a derrota de 1 a 0 ficou barata para os alemães.#Blogdopavulo

Rússia – O favoritismo da Alemanha ficou no campo teórico na estreia na Rússia.

No Estádio Lujniki, foi o México que ditou o envolvente ritmo para derrubar a atual campeão mundial e confirmar merecida vitória de 1 a 0.

O histórico gol de Lozano garantiu a primeira vitória sobre o temido adversário em Copas, após os cruzamentos em 78, 86 e 98.

Ao fim do apito final, a impressão foi de que a derrota de 1 a 0 ficou barata para os alemães.

Do Grupo F sairá o provável adversário do Brasil nas oitavas de final, caso tudo ocorra como o planejado. Na prévia em Moscou, a má atuação alemã chamou a atenção, técnica e taticamente. Os buracos pelas pontas e lentidão na recomposição defensiva casou perfeitamente com o estilo proposto pelo México.

Em jogo marcado por uso do árbitro de vídeo, França derrota a Austrália por 2 a 1

Comparado a Pep Guardiola, técnico do Manchester City, pelos torcedores do São Paulo no período em que trabalhou no Brasil, o colombiano Carlos Osório levou a melhor no duelo tático sobre Joachim Löw, que viu a Alemanha engessada, envolvida e dominada no primeiro tempo. Lyún, Lozano, Vela e Chicharito colocaram a defesa para dançar ao ritmo de salsa, cantada ao som de ‘olé’. Tudo isso nos primeiros 45 minutos.

O gol de Lozano, aos 34′, foi uma aula de contra-ataque, que fez jus ao domínio. Titular, Neuer quase chegou na bola, mas, como falso líbero, chegou a evitar outros perigosos ataques do México. Lenta e previsível, os alemães pouco ameaçaram. A cobrança de falta de Kroos que explodiu no travessão foi melhor chance. Ochoa desviou providencialmente a bola do camisa 8 do Real Madrid.

postura diferente no segundo tempo, assim como o México, mais recuado com a entrada do zagueiro Álvarez. A precaução de Osório, porém, não significou recuo total. À espera de uma maior imposição do adversário, o México voltou a ser cirúrgico no contra-ataque. Faltou paciência e precisão para decidir o jogo, principalmente pelos pés do atrapalhado Chicharito Hernández.

No desespero, Löw abriu totalmente à equipe ao apostar em Reus, Mario Gómez e Brandt, que chegou a acertar uma bomba na trave. Até o goleiro Neuer foi para a área no fim do jogo para tentar o empate. Não foi suficiente. Pressionada, a Alemanha terá a Suécia como adversário, sábado, no Estádio Olímpico de Sochi, para afastar o fantasma da eliminação na primeira que assombrou os atuais campeões nos últimos Mundiais. O México enfrenta a Coréia do Sul, em Rostov.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 0 X 1 MÉXICO

Local: Estádio Lujniki, Moscou (Rússia)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Público: 78.011 presentes
Cartões amarelos: Muller e Hummels (Alemanha); Moreno (México)
Cartões vermelhos: –
Gols: Lozano (34 minutos do primeiro tempo)

ALEMANHA: Neuer, Kimmich, Boateng, Hummels e Plattenhardt (Mario Gómez); Kroos, Khedira (Reus), Mueller, Ozil e Draxler; Werner (Brandt).

MÉXICO: Ochoa, Salcedo, Ayala, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado (Rafa Márquez), Layún, Vela (Álvarez)e Lozano (Jiménez); Hernández