Rafinha é apresentado oficialmente pelo Flamengo: ‘Quero ver a torcida de perto’

Rafinha - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Rio – Depois de tanta espera, a torcida do Flamengo pode comemorar. Reforço aguardado há meses, o lateral-direito Rafinha foi apresentado no início da tarde desta terça-feira (25), no Ninho do Urubu.

Mais cedo, ele participou da primeira atividade ao lado dos novos companheiros, sob os olhares do técnico Jorge Jesus. Ele disse ter aceitado a proposta pela “grandeza do Flamengo”.
“Eu tive várias propostas para continuar no futebol europeu, mas meu ciclo havia chegado ao fim. Queria um novo desafio, e um clube da grandeza do Flamengo foi o que me fez aceitar esse desafio. Toda a estrutura, o planejamento, foram fatores determinantes”, disse Rafinha.
“A torcida do Flamengo é uma coisa única. Não vejo a hora de chegar no Maracanã com ele lotado, com a torcida empurrando. Quero ver de perto, só vi pela televisão”.
Em plena forma aos 33 anos, Rafinha atuou pelo Bayern de Munique até maio. Por isso, a tendência é que ele faça sua estreia logo no retorno do Flamengo após a Copa América, dia 10 de julho, contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Agora, a diretoria trabalha para inscrevê-lo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
“Mais um dia de felicidade aqui no CT. Todos os torcedores esperavam há muito tempo por esse dia. A contratação dele diz a dimensão atual do Flamengo. Estamos desde janeiro costurando”, comentou o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Marcos Braz.
Veja outros trechos da entrevista coletiva:
Cobrança
“Já estou acostumado com a pressão. Joguei no Bayern de Munique. A cobrança é diária. Somos campeões hoje, amanhã já não vale nada, precisa se preparar para a próxima. Sei que tem muita cobrança da torcida aqui no Flamengo, mas é com razão. É um clube grande. Já não sou mais um menino. Agora é trabalhar e fazer tudo da melhor forma”
Torcida
“Estava há 14 anos no futebol europeu e não tive uma recepção dessa. Fiquei muito feliz com o carinho dos torcedores no aeroporto. As senhoras se arriscando no aeroporto, querendo dar uma palavra de incentivo. A torcida do Flamengo é uma coisa única. Não vejo a hora de chegar no Maracanã com ele lotado, com a torcida empurrando. Quero ver de perto, só vi pela televisão”.
Paixão por samba
“Gosto muito de samba, mas vim para trabalhar e jogar. Claro, no final do ano teremos tempo para descansar. Mas, agora é trabalhar. Meu objetivo é esse”.
Estrutura do Flamengo
“Eu, nesse momento da minha vida, no melhor momento da minha carreira, poderia ter ficado no futebol europeu, mas quis vir para o Flamengo, que é um dos maiores clubes do mundo. Esse era o momento. O futebol brasileiro e a estrutura que eu encontrei aqui fiquei impressionado. A estrutura não fica atrás de nenhum clube europeu”
Calendário
“Aqui é totalmente diferente. Na Alemanha, se você chega na final da Liga dos Campeões, você disputa 52 partidas. Eu vou me preparar para fazer a maior quantidade de jogos possível, mas o treinador sabe a carga que cada jogador aguenta”
Calor carioca
“Na hora que eu pessoal falou que era inverno, nem quis perguntar como é o verão. Vou ter que me adaptar, mas o clima não vai ser problema não. Eu sou brasileiro, vou me acostumar”