Reajuste salarial dos peritos é aprovado na Aleam após David colocar matéria em regime de urgência

A mensagem governamental que prevê o reajuste salarial dos peritos da Polícia Civil foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (8), por 15 votos a favor e nenhum contra.

A matéria chegou a Casa na última quarta-feira (7) e deveria, de acordo com regimento interno, tramitar por três sessões plenárias. Porém, ciente da importância do tema, o Presidente David Almeida destacou regime de urgência para a matéria ser votada e aprovada. A ação vai contemplar, ao todo, 192 peritos entre criminais, legistas e odontolegistas.

“O governo enviou na tarde de ontem a matéria que trata da reposição salarial dos peritos e ela não constou em pauta. Eu já havia determinado que todas as matérias deveriam tramitar por três sessões. Porém, excepcionalmente nessa, demos celeridade, porque é uma matéria é de interesse público e não seria esse parlamento que iria obstruir o direito da categoria. Espero que já no mês de fevereiro os peritos possam receber o retroativo de janeiro”, disse.

Se a matéria percorresse o trâmite normal, ela só seria votada no dia 22 de fevereiro, impedindo o reajuste de imediato. David destacou ainda que os méritos da conquista são da categoria. Para ele, a Assembleia cumpriu apenas o papel dela.

“Os méritos são da categoria. Nós, parlamentares, só cumprimos com a nossa obrigação. A Assembleia não presta nenhum favor a essa categoria, muito menos ao governo. Ambos cumpriram com seu dever”, concluiu.

Segundo o perito Jeferson Mendes, que é ex-diretor do Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC), a categoria não tinha aumento salarial desde 2014. Ele aproveitou para agradecer o apoio de David Almeida.

“Sem dúvida o David sempre foi um parceiro da perícia. Sempre que possível ele trabalhou para que os peritos tivessem condições estruturais e essa atitude em dar celeridade demonstra que ele tem palavra. Podem ter certeza que com esse ato só quem tem a ganhar é a sociedade”, afirmou.

Parceiro, jamais aliado

Durante o pronunciamento no pequeno expediente, David parabenizou o Governo do Estado por contemplar os peritos com o reajuste salarial. O parlamentar lembrou que todas as matérias governamentais em favor do Amazonas terão seu apoio, e que o Executivo o terá como parceiro em alguns momentos na Casa, mas jamais como aliado.

“Eu combato teses e não pessoas. Vou contra tudo aquilo que julgo prejudicial ao povo. O vai ajudar e melhorar, mesmo que venha do governo, terá em mim um parceiro. Um parceiro, não um aliado. Aliado nunca. Eu reconheço a importância do tema e parabenizo o governo pela atitude”, frisou David.