Manaus – AM: Pesquisa estimulada da Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (28) pela RecordTV mostra o governador Wilson Lima (União Brasil), que disputa a reeleição, com 36% das intenções de votos, seguido de Amazonino Mendes (Cidadania), que tem 25%. Wilson tem preferência entre o eleitorado evangélico, e Amazonino, entre os católicos.
A sondagem eleitoral foi registrada no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) com o número AM-05256/2022. O instituto ouviu 1 mil eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro em Manaus e em 34 municípios do interior do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Ainda na pesquisa estimulada, Eduardo Braga (MDB) aparece em terceiro lugar, com 17%; Ricardo Nicolau (Solidariedade), 7%; Carol Braz (PDT), 3%; e Henrique Oliveira (Podemos), 3%. Nair Blair (Agir) e Israel Tuyuka (PSOL) não pontuaram. Os eleitores que afirmaram que votarão em branco ou nulo somaram 5%, e aqueles que não sabem, 4%.
Em Manaus, Amazonino Mendes e Wilson Lima aparecem tecnicamente empatados, com 32% e 30%, respectivamente. Eduardo Braga e Ricardo Nicolau têm 11% cada um; Carol Braz, 5%; e Henrique Oliveira, 4%. Nair Blair e Israel Tuyuka não pontuaram. Ainda na capital amazonense, os que votarão nulo ou branco somam 4%, e os que não sabem em quem votar, 3%.
Religião
Na avaliação por religião, o Real Time Big Data aponta que 44% dos eleitores de Wilson Lima são evangélicos e 32% são católicos. Em relação a Amazonino, 27% são católicos e 24% evangélicos. Eduardo Braga tem 22% do eleitorado católico e 10% evangélico. E Ricardo Nicolau tem 8% dos eleitores evangélicos e 4% católicos.
O instituto de pesquisa também divulgou as intenções de votos por região no Amazonas. Wilson lidera no centro, sudoeste, norte e sul, e Braga aparece em segundo lugar em todas as regiões, na frente de Amazonino. Wilson tem maior força no sul do Amazonas, com 50%, seguido de Braga, que tem 20%, e Amazonino, que aparece 15%.