Sara Winter tentou asilo político nos Estados Unidos, diz advogado

A embaixada dos Estados Unidos negou asilo político à ativista Sara Winter. A informação foi dada pelo advogado da ativista Bertoni Barbosa de Oliveira para o jornal Correio Braziliense.

Segundo Oliveira, a solicitação foi feita de maneira informal, em uma articulação junto à embaixada.

De acordo com o advogado, a negativa ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus e a restrição que os EUA impôs para a entrada de viajantes vindos do Brasil. “Ela teria que ficar na embaixada sem se pronunciar, porque tem algumas regras. Então, ela não poderia fazer o que faz hoje. Teria que ficar quietinha até a abertura, que ninguém sabe quando”, disse Oliveira ao Correio Braziliense.

O pedido de asilo político foi feito pela defesa após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pedir à Procuradoria Geral da República (PGR) investigação de Sara por declarações nas quais ela ameaça o ministro.

Ainda segundo o advogado, ele diz ter tido informação de que havia um pedido de prisão contra Sara Winter, mas o pedido foi arquivado. Procurado pela reportagem do Correio Braziliense, o Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal informou apenas que as investigações contra Sara continuam.