Pelo menos 12 localidades em Manaus ficaram sem água na manhã desta segunda-feira (23), véspera do aniversário de 348 anos da cidade, devido a um problema na rede de fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Eletrobrás Amazonas Energia. A informação foi divulgada pela própria concessionária de água, Manaus Ambiental.
Segundo a Manaus Ambiental, o sistema de distribuição de água da Estação Elevatória de Água Tratada do bairro Coroado foi afetado pelo problema e ocasionou na interrupção no abastecimento dos bairros São José, Armando Mendes, Coroado, conjuntos Ouro Verde, Tiradentes, Carijó, Petros, Asteca, João Bosco 2, Acariquara e Colina do Aleixo.
Conforme a Manaus Ambiental, a inconstância no fornecimento de energia afeta diariamente o funcionamento dos sistemas de distribuição de água na capital e, consequentemente, compromete a regularidade do abastecimento. Conforme a empresa, as frequentes paradas de energia elétrica impedem que os reservatórios alcancem os níveis ideais para a distribuição de água.
No ano de 2017 foram registrados pela Manaus Ambiental mais de 500 ocorrências por problemas de falta de energia, representando mais de um reservatório por dia sem água, que são os responsáveis por distribuir água para outros bairros.
A Manaus Ambiental ressaltou em comunicado enviado à imprensa que tem realizado diálogo constante com a Eletrobrás Amazonas Energia, no sentido de buscar soluções mais breves para evitar que esses tipos de ocorrências aconteçam com frequência.
*Com informações da assessoria de imprensa