Dois mil servidores atuarão na ação integrada de segurança pública “Réveillon 2018″, que reúne órgãos do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Marinha do Brasil. O efetivo será empregado na praia da Ponta Negra, zona oeste; Orla do Amarelinho, zona sul; Residencial Viver Melhor, no Lago Azul, zona norte; e no shopping Phelippe Daou, Jorge Teixeira, na zona leste, onde acontecerão eventos oficiais da Prefeitura de Manaus. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação terá atuação terrestre, fluvial e aérea.
Nesta terça-feira (26/12), o vice-governador e secretário de segurança, Bosco Saraiva, reuniu o comando do sistema de segurança para definir os últimos detalhes da operação. Entre as medidas de reforço, Saraiva afirmou que as barreiras da Lei Seca serão ampliadas durante o Réveillon, dobrando o número de fiscalização do tipo.
“O nosso objetivo é garantir uma festa com segurança para toda a população. Teremos servidores espalhados em diversos pontos da cidade para que tudo transcorra normalmente. Estarei pessoalmente, juntamente com os comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, patrulhando a cidade”, disse.
Monitoramento em tempo real – A Operação Réveillon 2018 terá início às 15h do domingo (31/12), com finalização às 7h do dia 1º (segunda-feira) de janeiro. O perímetro urbano das quatro regiões será monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM). O policiamento e a inteligência também serão utilizados na operação, de forma a subsidiar ações das forças de segurança ostensiva e força de pronta resposta.
A central integrada de pronta resposta será composta de uma unidade tática da Companhia de Operações Especiais (COE), do Agrupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar e um Time Tático do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil. Ao todo, 28 órgãos federais, municipais e estaduais fazem parte da operação.
Eventos com segurança – Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o trabalho integrado será fundamental para que a população possa prestigiar os eventos com segurança. “Esta é uma festa completamente segura. Há cinco anos realizamos o Réveillon da cidade sem nenhum incidente grave. A SSP-AM apresentou o reforço do efetivo em todos os pontos em que temos atrações nacionais. O trabalho de forma integrada consolida nossa expertise em grandes eventos que vem desde a época da Copa do Mundo e que agora reflete na maior festa de réveillon do Norte do País”, destacou.
Na Ponta Negra, o efetivo empregado será de 800 servidores e um público estimado de aproximadamente 350 mil pessoas. Na Orla do Amarelinho, o público estimado é de 30 mil pessoas e um efetivo de 600 servidores. Também com um efetivo de 600 servidores, o Shopping T4 possui uma expectativa de 150 mil pessoas e um efetivo de 600 servidores.
Policiamento reforçado durante todo o fim de semana – O comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel David Brandão, disse que a Polícia Militar estará com 1.600 homens a mais nas ruas, a partir das 15h da tarde do dia 31 (domingo) de dezembro cobrindo toda a cidade. “A maior parte do reforço no policiamento ostensivo será feito a pé, além de quase 500 viaturas que estarão nas ruas para garantir a tranquilidade na diversão da população”, destacou Brandão. De acordo com o comandante da PMAM, o policiamento no interior do Estado também será reforçado nos municípios onde terá programação de grandes eventos.
O Corpo de Bombeiros atuará no sentido de potencializar os serviços de prevenção à atendimento pré-hospitalar, combate à incêndio, busca e resgate e salvamento em altura, terrestre e aquático. Drones atuarão no monitoramento, além de um helicóptero da PMAM que estará de prontidão para qualquer ocorrência. O objetivo da ação é evitar e diminuir os índices de roubos, furtos, tráfico de drogas, tráfico de crianças, homicídios, além da realização de campanhas educativas.
Praia da Ponta Negra – A praia da Ponta Negra será bloqueada com um gradil às 15h do dia 31 de dezembro e só será liberada para os banhistas às 6h do dia 1º de janeiro. De acordo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire, 100 bombeiros atuarão como guarda-vidas, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e outros incidentes.
“Embarcações do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha darão apoio para qualquer incidente na água, além de 10 viaturas e um quadriciclo para otimizar nosso tempo de resposta, que é a coisa mais importante para nós”, reforçou o comandante do Corpo de Bombeiros.
O Trânsito na Ponta Negra e no Shopping Phelippe Daou sofrerá intervenção, respectivamente, às 8h e 12h. Na Orla do Amarelinho, a intervenção ocorrerá a partir das 14h, também no dia 31.