O desembargador Jomar Fernandes é o único escrito para o cargo do presidente do TJ-AM, biênio 2025-2026
Manaus – AM: O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes será o futuro presidente da Corte do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Ele substituirá Nélia Caminha, que encerra seu mandato no fim deste ano.
Apesar de ainda não ter ocorrido eleição ao cargo, já possível fazer essa afirmativa. A escolha será no dia 27 de agosto.
Então, acontece que somente ele se inscreveu ao pleito. O prazo de inscrição de candidaturas se encerrou nesta segunda, 12/08.
Assim sendo, aos 63 anos, Jomar Fernandes deverá entrar no seleto grupo de chefes do Poder Judiciário do Amazonas eleito por aclamação.
Dessa forma, segue a ascensão que o fez desembargador em 2016. Em novembro de 2023, também por aclamação, ele foi escolhido corregedor-geral do TJ-AM.
Prestígio nacional
No início do ano seguinte, Jomar viria a ser eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça.
Com prestígio em alta no Judiciário nacional, o desembargador chegou ao cargo de presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). Nesse caso também por aclamação, em 8 de janeiro deste ano.