TRE-AM forma maioria para cassar mandato de Silas Câmara

O parlamentar responde por gastos ilícitos durante a campanha política do ano passado

Manaus – AM: Quatro magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) votaram a favor da cassação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) em julgamento nesta terça-feira (12). O parlamentar responde por gastos ilícitos durante a campanha política do ano passado.

Os votos formam maioria, restando apenas um único voto para decisão – o do juiz Marcelo da Costa Vieira, que pediu vista para analisar o processo. O julgamento deve ser retomado no ano que vem, por conta do recesso do tribunal. Até lá, os juízes podem voltar atrás em seus votos e mudar o rumo do processo.

De acordo com a denúncia, Silas gastou pouco mais de R$ 390 mil com fretamento de aeronaves e inconsistências nos dados dos voos realizados. Um exemplo são voos para o Estado do Acre, base da mulher de Silas, a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos).

A denúncia

O pedido de cassação foi feito pela procuradora Lígia Cireno Teobaldo na “Representação por captação ou gasto ilícito de recursos” contra o deputado.

De acordo com o documento, Silas gastou pouco mais de R$ 390 mil com fretamento de aeronaves e inconsistências nos dados dos voos realizados.

Um exemplo são voos para o Estado do Acre, base da mulher de Silas, a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos).

Em outros casos, as aeronaves não ficam nem uma hora nos municípios de destinos, o que contradiz a estratégia de promover uma campanha nesses locais onde deveriam ocorrer comícios, reuniões com lideranças e até carreatas.

“Apesar de várias escalas, nota-se que, em nenhuma delas, a aeronave permaneceu em solo por mais de uma hora, o que é incompatível com a atividade irregular de uma campanha eleitoral”, destaca a procuradora Lígia Teobaldo.

Há ainda casos em que o deputado, principal personagem da campanha, estava ausente nas viagens.