TRE proíbe divulgação de nova pesquisa eleitoral irregular

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) acatou o pedido, por meio de liminar, feito por advogados da Coligação Renova Amazonas, e proibiu a divulgação da pesquisa feita pela A F Soares Marketing e Pesquisas de Mercado LTDA, do empresário Afrânio Soares.

A decisão foi assinada pelo juiz auxiliar do TRE nas eleições de 2018, Victor Andre Liuzzi Gomes, nesta sexta-feira (31).

Na representação, o jurídico da coligação, que tem como candidato ao governo, o deputado David Almeida (PSB), sustenta que o requerimento de registro da referida pesquisa, está repleto de irregularidades.

Acompanhe o Blog do Pávulo no Facebook   Twitter  Instagram

Das irregularidades citadas e que, resultou na impugnação chancelada por Liuzzi, para a não veiculação da pesquisa, estão a ausência de ponderação quanto ao grau de instrução e nível econômico das pessoas entrevistadas; a ocultação da estratificação quanto ao grau de instrução e nível econômico dos entrevistados; a não disponibilização dos cartões disco; não indicação da fonte pública dos dados utilizados para confecção do plano amostral e simulação do segundo turno de maneira tendenciosa.

Além de proibir a divulgação, o juiz dá o prazo de dois dias para o responsável pela realização da pesquisa irregular apresentar resposta junto ao TRE.

Com informações da assessoria de comunicação