UBS Lourenço Borghi vai realizar mutirão de consultas e exames para homens no sábado

MANAUS, 27/11/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS, PLENÁRIO ZANY DOS REIS. FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

Em discurso na tribuna, durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (27/11), o vereador  Ewerton Wanderley (sem partido) fez um comunicado parlamentar sobre a realização do mutirão Novembro Azul, que acontece no próximo sábado (30/11) na UBS Lourenço Borghi, no bairro Japiim, e contará com a presença do médico urologista Ítalo Cortez.

“Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) através do Distrito Sul que organizou junto à direção da UBS Lourenço Borghi esse grande mutirão de atendimentos destinados à saúde do homem, especificamente para a detecção de problemas na próstata, com a presença do Ítalo Cortez, que levará a sua equipe de trabalho do Hospital Adriano Jorge, onde coordena o setor de Urologia”, destacou.

Wilson Lima e Jair Bolsonaro abrem Feira de Sustentabilidade do PIM

Segundo Ewerton Wanderley já estão agendados aproximadamente 130 atendimentos de homens que já fizeram a ultrassonografia de próstata e o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA), que apresentaram alterações nos resultados destes exames e que deverão fazer o exame de toque retal no próximo sábado, durante o mutirão.

“A doença é confirmada somente após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame do PSA, ultrassonografia ou toque retal”, justificou.

Segundo o Ministério da Saúde as estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

 

Com informações da assessoria do vereador Ewerton Wanderley