UFC 270: Francis Ngannou vence Ciryl Gane na luta principal com estratégia surpreendente

Conhecido pelo poder de nocaute, camaronês manteve cinturão dos pesos-pesados com luta agarrada após sofrer na trocação nos dois primeiros rounds

Francis Ngannou é conhecido pela enorme capacidade de nocautear seus adversários, mas, na madrugada deste sábado para domingo, ele precisou mostrar que tem mais do que mãos pesadas para manter o cinturão dos pesos-pesados (até 120kg). Diante do campeão interino Ciryl Gane na luta principal do UFC 270, em Anaheim (EUA), o camaronês sofreu com a movimentação e habilidade em pé do rival nos dois primeiros rounds e encontrou no grappling a solução para virar o combate e defender o título com a vitória por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46).

Ngannou tentou encurralar o rival nos primeiros segundos, mas o francês não quis pagar pra ver e entrou nas pernas em busca da queda. O campeão linear se defendeu e seguiu de pé. A movimentação de Gane dificultava o camaronês, que não conseguia encontrar a distância. Habilidoso, o campeão interino variava os golpes, buscava o clinche quando necessário e evitava ficar no raio de ação do rival. No segundo round, o campeão já parecia dar os primeiros sinais de cansaço, enquanto Gane não saía da estratégia e minava o adversário com seus chutes.

A luta parecia se desenhar tranquila para Gane conforme o tempo passava, mas após tentar um chute alto, Ngannou travou sua perna e colocou para baixo. Por cima, o campeão trabalho o ground and pound, teve seu melhor momento, mas permitiu que o francês se levantasse. O camaronês conseguiu mais uma queda no fim, mas pouco fez no solo.

Francis Ngannou venceu Ciryl Gane por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46) — Foto: Getty Images

Francis Ngannou venceu Ciryl Gane por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46) — Foto: Getty Images

Ngannou pareceu ter encontrado o caminho. De forma surpreendente, o nocauteador encontrou no grappling a salvação e conseguiu outra queda no quarto assalto. Sem muita técnica no chão, mas com muita força, conseguiu controlar o rival e jogar por cima para garantir o round. Mas no quinto assalto foi a vez de Gane executar sua primeira queda e tentar jogar de forma mais segura. Entretanto, o campeão conseguiu a raspagem, defendeu uma chave de calcanhar, foi para a montada e administrou a vitória por pontos.